Prouni: inscrições do 1º semestre começam hoje; veja como participar
Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
26/01/2026 | 10h59
As inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) começam nesta segunda-feira, 26 de janeiro, para estudantes que desejam concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas, pagas pelo Governo Federal. O prazo termina na próxima sexta, 29.
Leia também: Enem 2025: nota dos participantes estão disponíveis; saiba como consultar
Neste processo, o Prouni selecionará os participantes com base nas notas obtidas nas duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de 2025 e 2024. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, no portal do Ministério da Educação (MEC).
Para o primeiro semestre deste ano, são oferecidas mais de 594 mil bolsas, sendo 46% integrais e 54% com metade da mensalidade garantida, a maior quantidade da história. O resultado da primeira chamada sai no dia 3 de fevereiro.
Como funciona o Prouni?
O programa oferece bolsas àqueles que ainda não têm diploma de curso superior. Para participar, o candidato precisa ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e não ter zerado a redação, de acordo com o MEC.
O candidato pode escolher até duas opções de curso, instituição e turno, em ordem de preferência, conforme as bolsas disponíveis e seu perfil.
Leia também: Enem 2026 vai avaliar qualidade da educação básica no País, diz MEC
Quem tem direito ao Prouni?
Para a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial (50%), a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola particular como bolsista integral;
- Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral;
- Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista parcial ou sem bolsa;
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola particular como bolsista parcial ou sem bolsa;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, em exercício na educação básica, integrante de quadro permanente, concorrendo a bolsas exclusivamente em cursos de licenciatura ou pedagogia — nesse caso, sem exigência de renda.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
