Tabata Barbosa / Casa de Bolos
São Paulo, 26/07/2025 - Dar uma guinada na vida é um momento marcante na história de qualquer pessoa. Ainda mais quando essa mudança significa empreender por necessidade, após a aposentadoria. É o caso de Sônia Ramos, a Vó Sônia. Em 2010, aos 64 anos, viu a venda de bolos como uma forma de ajudar o caçula de seus quatro filhos, que havia acabado de perder o emprego, e complementar a renda familiar.
Mas o que começou como uma alternativa de ganho, logo tomou forma e propósito e resultou na criação, em Ribeirão Preto, da Casa de Bolos – um negócio com 8 lojas próprias, sendo uma em Lisboa (Portugal) e mais 600 unidades franqueadas. A produção diária de bolos chega a 55 mil unidades.
Hoje, com 79 anos, vó Sônia, que é viúva e tem oito netos, deixou a gestão do negócio sendo compartilhada pelos seus quatro filhos: Rafael, Eduardo, Daniel e Fabrício. “Cada um com sua especialização, mas todos com perfis que se complementam para o bom andamento e crescimento do grupo”, pontua.
“Atualmente, faço parte da área consultiva da empresa e de desenvolvimento de novas receitas e produtos, além de ser a fundadora e matriarca que rege todas as ações das 600 unidades da Casa de Bolos pelo Brasil e no mundo”.
Vó Sônia conta que o empreendedorismo nessa área aconteceu de maneira instintiva. As experiências anteriores e a paixão pelos bolos foram o fermento para o negócio dar certo e crescer. “Como sempre fui apaixonada por fazer bolos, além da necessidade na época, vejo que o caminho de empreender ocorreu de forma natural para mim”, diz. Anteriormente, ela já fazia bolos para casamentos e aniversários como forma de complementar a renda da família.
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“Pouco antes de abrir a Casa de Bolos, eu era aposentada e me dedicava ao cuidado da saúde dos meus pais”, relembra. No entanto, ressalta que sempre teve espírito empreendedor. "Ao longo dos anos já possuí açougue, estamparia e até uma confecção de roupas esportivas”, conta.
Seu conhecimento foi conquistado “na raça”. “Não fiz cursos formais, a minha escola foi a vida. Fui aprendendo no dia a dia, escutando muito, observando, errando e acertando”, relata. “Meus filhos, que têm mais conhecimento nessa área, foram me ajudando bastante também. Nos completamos, já que cada um dos meus quatro filhos tem uma especialização diferente e todos atuam juntos”, diz. “Tudo que aprendi na vida me trouxe até aqui. Desde o dia a dia com o cliente, até os vários aprendizados em gerir uma empresa.”
Nesse sentido, ela conta que o maior desafio que enfrentou foi entender como transformar um negócio tão familiar em um projeto maior, que evoluiu para a rede de franquias.
“Alguns chegaram até a desconfiar do potencial do bolo caseiro e da possibilidade de produção em grande escala”, lembra. “Precisávamos manter o sabor e o carinho de vó, mesmo quando começamos a crescer. “Outro desafio foi a parte burocrática, mas fomos vencendo cada etapa com muita persistência.”
A maturidade ajudou nesse processo. “Ela nos dá o benefício de toda a experiência de vida”, afirma. Mas ressalta: “Independentemente da idade, todos os dias enfrentamos diversos desafios no ramo do empreendedorismo”.
Sônia Ramos acredita que teve um olhar diferenciado em relação ao empreendimento.
“Sempre cuidei da minha empresa e dos negócios como cuido de minha família. Onde há amor, carinho, verdade e Deus, não há espaço para qualquer tipo de preconceito, dúvidas e desrespeito”, diz, referindo-se ao etarismo.
Dificuldades à parte, ela confessa: “Minha maior conquista é diária, ao ver nossos bolos nas mesas das famílias do Brasil inteiro, aproximando pessoas, compartilhando sorrisos e trazendo bons momentos novamente à nossa vida agitada”.
Segundo ela, essa realização está ligada ao fato de ter uma rede de franqueados “muito fiel”, vários deles com mais de uma loja, o que demonstra confiança e credibilidade, em suas palavras.
A matriarca tem a meta de chegar a 650 lojas e um faturamento acima de R$ 600 milhões até o final de 2025. Inicialmente, o objetivo era alcançar 600 unidades neste ano, número que foi atingido já no primeiro trimestre. No ano passado, o número de unidades já havia crescido 11,6%.
A fim de fortalecer o crescimento, no último ano, a Casa de Bolos inaugurou uma nova sede administrativa, em Ribeirão Preto (SP), em um prédio de cinco andares e área total de 1.600m². “É lá que capacitamos nossos franqueados e garantimos que cada bolo entregue mantenha a verdadeira essência da marca”, conta.
A empresa não opera com uma fábrica central; a produção é local, feita diariamente nas cozinhas das mais de 600 lojas espalhadas por todo o Brasil. "Isso garante aquele cheirinho de bolo saindo do forno em cada unidade”, diz Vó Sônia. “Nossos produtos são feitos a partir de uma produção 100% artesanal, com ingredientes frescos e frutas de verdade. Produzimos com todo o cuidado com receitas padronizadas, sem usar misturas prontas ou conservantes, o que garante o sabor caseiro e a aparência sempre convidativa dos nossos bolos”, afirma.
Das oito lojas próprias, quatro estão em Ribeirão Preto, duas em Indaiatuba, uma em Goiânia e uma em Lisboa. “Eu amo o que faço e é o que me motiva todos os dias. Estar perto das pessoas e criar receitas me mantém firme no propósito de levar nossos bolos a cada vez mais famílias por todo o Brasil e agora também em Portugal, onde frequentemente estou dando uma passadinha para conferir”.
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