EUA removem Alexandre de Moraes de lista de sanções da Lei Magnitsky
Reprodução/TV Justiça
Por Pedro Lima, Geovani Bucci, Gabriel de Sousa e Flávia Said, da Broadcast
redacao@viva.com.brA Lei Magnitsky é um dispositivo da legislação americana que permite que os EUA imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos. A lei prevê sanções como o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.
O OFAC, que faz parte do Departamento do Tesouro americano, tinha incluído Moraes à Lista de Cidadãos Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN list), em julho, no contexto do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por liderar organização criminosa em uma tentativa de golpe de Estado.
Durante a participação em um evento na tarde de hoje, Moraes elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo seu “empenho” e de toda a sua equipe. “Nós podemos dizer, com humildade, mas com satisfação, que foi uma tríplice vitória", disse Moraes, sobre a retirada das sanções. A vitória do Judiciário brasileiro, da soberania nacional e da democracia. "Um Judiciário que não se vergou a ameaças, a coações, e não se vergará; que continua atuando com imparcialidade, seriedade e coragem."
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
