Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Sisu deste ano terá vagas em 136 instituições públicas de educação superior

Adobe Stock

Indicadores oficiais mostram que essas instituições possuem, em sua maioria, os níveis mais altos de qualidade acadêmica, segundo o MEC - Adobe Stock
Indicadores oficiais mostram que essas instituições possuem, em sua maioria, os níveis mais altos de qualidade acadêmica, segundo o MEC
Por Bianca Bibiano

08/01/2026 | 08h25

São Paulo, 08/01/2026 - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano vai reunir 136 instituições públicas de educação superior, o que faz da edição a maior em número de entidades participantes desde a criação do sistema, em 2010, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Indicadores oficiais combinados com dados de avaliações internacionais mostram que essas instituições possuem, em sua maioria, os níveis mais altos de qualidade acadêmica, destaca o órgão federal.

As inscrições para o Sisu começam dia 19 de janeiro e seguem até 23, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na internet. A seleção considera a nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto do ano passado quanto de outras edições anteriores (veja mais abaixo).

O programa distribui as vagas de acordo com a nota do candidato no exame. Segundo o Ministério da Educação (MEC), esta será a maior rodada desde a primeira, em 2010: ao todo, serão oferecidas 274,8 mil vagas em mais de sete mil cursos.

Leia também: Concursos 2026: confira oportunidades, provas confirmadas e dicas de estudo

Mudanças no Sisu 

A partir de 2026, o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem - neste caso, 2025, 2024 e 2023. O sistema calculará automaticamente a média ponderada das três notas, privilegiando o melhor desempenho do aluno. Outra novidade anunciada pelo MEC é que serão permitidas apenas inscrições de candidatos que já concluíram o ensino médio.

As vagas afirmativas permanecem, seguindo a Lei de Cotas, mediante ao preenchimento do cadastro socioeconômico, além da escolha das instituições e turnos aos quais o candidato deseja concorrer. A lista de espera poderá ser usada pelas instituições durante todo o ano.

O período para manifestar interesse vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Leia também: Quando sai a nota do Enem 2025?

Destaque internacional

Ainda segundo o MEC, a maioria das instituições participantes do Sisu 2026 também figura em classificações internacionais. Do total de 136 universidades e institutos federais, 71 (52,2%) foram classificadas como as melhores instituições de educação superior da América Latina e do Caribe, segundo o QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2026.

Entre as cem primeiras posições do ranking estão as universidade federais do Rio de Janeiro (UFRJ); de Minas Gerais (UFMG); do Rio Grande do Sul (UFRGS); de Santa Catarina (UFSC); de São Paulo (Unifesp); de São Carlos (UFSCar); do Paraná (UFPR); de Pernambuco (UFPE); Fluminense (UFF); da Bahia (UFBA); do Ceará (UFC); de Santa Maria (UFSM); de Viçosa (UFV); do Rio Grande do Norte (UFRN); de Pelotas (UFPel); e da Paraíba (UFPB); além da Universidade de Brasília (UnB), que retornou ao Sisu em 2026, e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que passou a integrar o sistema nesta edição.

Leia também: Questões anuladas do Enem 2025 podem interferir na nota final? Entenda

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias