Como consultar processos no CPF sem ser advogado?
Foto: Divulgação/ Receita Federal
Por Joyce Canele e Marcel Naves
redacao@viva.com.brSão Paulo, 29/12/2025 - Em um contexto em que ações judiciais podem surgir a partir de situações corriqueiras, como dívidas, multas ou contas atrasadas, acompanhar a própria situação na Justiça deixou de ser uma prática restrita a advogados. Desde já, cidadãos de todo o país podem monitorar gratuitamente o CPF.
A pessoa pode verificar novos processos judiciais por meio do serviço de Acompanhamento de CPF do Jusbrasil ou verificar uma única vez.
Leia também: Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário por pessoa
Como consultar apenas uma vez?
Para consultar se há processos vinculados ao seu CPF, o procedimento é simples e gratuito, basta:
- Acessar o site do Jusbrasil; e
- Colocar seu CPF na barra de pesquisa.
Leia também: Nome sujo impede de tirar o passaporte? Saiba mais
Como receber atualização sobre seu CPF?
Ao cadastrar CPF, telefone e e-mail no site do Jusbrasil, o usuário passa a receber alertas automáticos no WhatsApp sempre que um novo processo for identificado em seu nome. O monitoramento vale para tribunais de todo o Brasil e começa a funcionar a partir da data do cadastro.
Um dos diferenciais do serviço é o envio de notificações diretamente pelo WhatsApp. Assim que o sistema identifica um novo processo vinculado ao CPF cadastrado, o alerta é enviado automaticamente.
Leia também: O que significa dívida ativa da União?
As mensagens partem apenas de números oficiais do Jusbrasil, o que reduz riscos de golpes. A plataforma reforça que nunca solicita senhas, dados bancários ou informações financeiras por esse canal. O acompanhamento de CPF inclui processos:
- Trabalhistas;
- Cíveis;
- Criminais;
- De família; e
- Do consumidor.
Em diferentes instâncias do Judiciário. Sempre que o CPF for mencionado em um novo processo, o alerta é disparado.
É importante ressaltar que o serviço avisa apenas sobre processos novos, identificados após o cadastro. Processos antigos ou atualizações de ações já em andamento não fazem parte desse monitoramento específico.
O acompanhamento de CPF do Jusbrasil é gratuito, não há cobrança para cadastro nem para o recebimento dos alertas no WhatsApp ou por e-mail. Caso o usuário deseje interromper o serviço, o cancelamento pode ser feito a qualquer momento por meio do link disponível nas mensagens de alerta enviadas pelo WhatsApp.
Para mais consultas, o Jusbrasil cobra um taxa mensal a partir de R$ 39,40, com limite de pesquisa.
Leia também: Como cancelar o MEI? Veja o passo a passo e dicas importantes
Segundo a empresa, os dados são tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, o CPF não se torna público com o cadastro e continua protegido, com parte dos dígitos ocultos nas páginas de consulta.
Processos que tramitam na Justiça Eleitoral
Portais dos Tribunais de Justiça
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
