Como solicitar Benefício Assistencial ao Idoso
Reprodução/ Agência Brasil
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 11/01/2026 - O Benefício Assistencial ao Idoso (BPC) é um direito garantido a pessoas com mais de 65 anos que comprovem não possuir meios de se manter, nem por meio de sua família. Para ter acesso a esse benefício, é necessário ter renda familiar igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.
Para garantir o benefício não é necessário ter contribuído para o INSS. Porém, o segurado não terá o direito ao 13º salário e não gera pensão por morte.
Leia também: Atividades informais agora são consideradas no cálculo do BPC; veja mudanças
Este pedido é realizado totalmente pela internet, não sendo necessário ir ao INSS, somente em casos que forem indispensáveis o atendimento presencial para comprovar alguma informação, sendo previamente comunicado.
Passo a passo para garantir o benefício
O Cadastro Único (CadÚnico) deve estar atualizado há menos de dois anos, informando e-mail e número do telefone celular para receber as notificações do INSS.
- Entre no Meu INSS
- Acesse com a sua conta Gov.br, com senha e CPF
- Clique na barra de pesquisa "Do que você precisa?"
- Digite: Benefício assistencial ao idoso
- Escolha o benefício e avance conforme as orientações
Leia também: O que é a aposentadoria por incapacidade permanente?
Alguns documentos podem ser solicitados pelo INSS, como documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência, documentos dos membros da família, incluindo comprovantes de renda familiar.
Para acompanhar o andamento do pedido, basta:
- Acessar o Meu INSS
- Informe CPF e senha Gov.br
- Escolha a opção Consultar Pedidos
Leia também: Aposentadoria em 2026 exige cautela para não sair no prejuízo
O tempo em médio para a resposta da solicitação é de 45 dias corridos.
O requerimento pode ser feito por outra pessoa, mas para isso o cidadão deverá nomear um procurador para fazer o requerimento em seu lugar. O BPC-Loas não pode ser acumulado com outros benefícios como aposentadorias e pensão ou de outro regime, inclusive seguro-desemprego, exceto com benefícios da assistência médica e pensões especiais de natureza indenizatória.
Documentos como procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do representante podem ser solicitados.
Leia também: Golpes no INSS são de longa data; relembre o caso Jorgina
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
