Foto: Divulgação/Governo Federal
Por Paula Bulka Durães
[email protected]13/05/2025, São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) defende que o ressarcimento dos aposentados deve ser feito imediatamente, junto com a devolução total do dinheiro desviado pelas associações e sindicatos, incluindo os valores bloqueados judicialmente. O posicionamento foi defendido por membros do MPF em reunião interna.
De acordo com a instituição, pelo menos 23 investigações seguem em andamento no País para apurar a participação de servidores e associações na fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os inquéritos estão em curso no Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul.
A Operação Sem Desconto, deflagrada pelo ministério, apontou descontos ilegais estimados em R$ 6,3 bilhões, feitos entre 2019 e 2024. Nesta terça-feira (13),os beneficiários do INSS começam a ser notificados exclusivamente pelo aplicativo ou site “Meu INSS”.
Atenção aos golpes. O INSS alerta que não entra em contato por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp para tratar sobre reembolsos. Todas as comunicações oficiais serão feitas exclusivamente pelo aplicativo ou site Meu INSS. Em caso de dúvidas, utilize apenas os canais oficiais:
Além de solicitar o reembolso, os beneficiários podem verificar e bloquear descontos associativos pelo Meu INSS:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.