Produção de motos sobe 13,4% em novembro e confirma maior volume em 14 anos
Envato
Por Eduardo Laguna, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 10/12/2025 - A produção de motos teve crescimento de 13,4% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, chegando a 165,7 mil unidades. Frente a outubro, houve retração de 12,3%, mas neste caso a variação tem a influência do calendário com quatro dias úteis a menos do mês passado.
O balanço foi divulgado hoje pela Abraciclo, a entidade que representa as fábricas de motos do polo industrial de Manaus (AM), onde está concentrada a maior produção do veículo de duas rodas. Desde o início do ano, já foram montadas 1,85 milhão de motocicletas, 13,9% acima do volume dos onze primeiros meses de 2024.
Leia também: "Motinha elétrica" vai precisar de CNH? Veja o que muda a partir de 2026
Um mês antes do fim do ano, o setor já ultrapassou toda a produção de 2024 - 1,75 milhão de unidades montadas em doze meses -, confirmando assim o maior volume em 14 anos.
Em comentário que acompanha os resultados, o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, diz que as montadoras adotaram estratégias para acompanhar o crescimento da demanda ao longo do ano. De janeiro a novembro, as vendas de motos ultrapassaram a marca de 2 milhões de unidades, o que já representa um recorde em 23 anos de estatísticas.
O mercado vem crescendo ininterruptamente há cinco anos, impulsionado pela expansão dos serviços de entrega (delivery) e pela demanda por veículos mais baratos e econômicos tanto na manutenção quanto no consumo de combustível.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
