Minha encomenda consta como entregue mas ninguém recebeu, e agora?
Freepik
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 27/12/2025 - Já passou pela situação de ter uma encomendada dada como recebida, com uma assinatura que não é a sua e não ter pego o pacote? Infelizmente, isso tem se tornado cada vez mais frequente, mas, a legislação, como reforça o Jus Brasil, protege o consumidor nesses casos.
Leia também: Como fica a entrega de encomendas durante greve dos Correios?
Sempre que houver falha na entrega (roubo, extravio ou dano no transporte), o consumidor tem o direito de receber o produto novamente, sem custo adicional, ou optar por estorno.
O que fazer caso isso aconteça?
Entre em contato com a transportadora
Após checar o código de rastreio e identificar que a encomenda consta como entregue, o primeiro passo é entrar em contato com a transportadora e pedir um documento que comprove o recebimento, que geralmente consta alguma assinatura ou foto.
Leia também: Sua entrega está atrasada? Saiba quais são seus direitos e como agir
Verificar quem assinou
Em alguns sites, assim que a compra constar como “entregue”, ao clicar em detalhes, você consegue verificar quem assinou e quando assinou. Caso more em condomínio, se certifique, ao ver a assinatura, se não há ninguém na portaria com aquele nome.
Caso more em casa, veja se nenhum vizinho recebeu. Apesar de não ser o ideal, algumas companhias podem deixar pacotes em casas ou comércios ao lado por não ter ninguém na residência no momento da entrega.
Leia também: Plano de reestruturação dos Correios prevê venda de imóveis e demissões
Comunique imediatamente a loja
Caso realmente tenha sido roubada ou extraviada, comunique imediatamente a loja ou o site. O fornecedor deve enviar outra unidade do produto ou reembolsar o valor pago.
Como saber se a encomenda foi roubada?
1. Verifique o código de rastreamento.
2. Se o status do pedido mostrar como "objeto roubado", isso indica que o objeto foi roubado durante o transporte.
Neste caso, faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, relatando o ocorrido.
Se a loja negar a resolver o problema?
Se a loja ou transportadora não resolverem o problema, registre uma reclamação no Procon ou no site consumidor.gov.br.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
