Como fica a entrega de encomendas durante greve dos Correios?
Adobe Stock
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 21/12/2025 - A greve dos Correios em 2025, iniciada na última quarta-feira em nove Estados, gerou preocupações entre comerciantes do e-commerce e consumidores. As principais inquietações estão relacionadas aos prazos de entrega, ao funcionamento das agências e à continuidade dos envios, especialmente com a intensificação das compras de Natal.
Leia também: Como saber se um site de compra é seguro? Confira dicas para não ter prejuízos
Vou receber minha encomenda?
Mesmo com a paralisação, os Correios seguem operando, pois são classificados como um serviço essencial, impedindo a interrupção total das atividades logísticas no Brasil. Assim, as agências continuam funcionando e as encomendas são processadas e remetidas. Contudo, ajustes nos prazos podem ocorrer em determinadas regiões.
Leia também: Mais de 60% dos consumidores assumem fazer compras por impulso
Os vendedores online precisam estar atentos aos desafios trazidos pela greve, que pode causar variações nos tempos de processamento e entrega, particularmente em períodos de grande volume de pedidos, como o final do ano. Manter um acompanhamento próximo dos pedidos e adotar estratégias específicas é vital para evitar problemas e assegurar a satisfação dos clientes.
Leia também: 69% dos brasileiros temem que parentes idosos caiam em promoções falsas
Entregas neste mês
Apesar da adesão parcial à greve, os serviços dos Correios permanecem em operação no País inteiro. Não há interrupção completa, embora alguns prazos sejam ajustados. Lojistas que utilizam soluções como o SuperFrete têm como vantagem o tratamento prioritário de seus envios feitos por parceiros oficiais, diminuindo possíveis atrasos.
Leia também: Compra de Natal com ajuda da IA? ChatGPT cria guia de produtos personalizado
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
