Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]São Paulo, 25/07/2025 - No Brasil, acidentes elétricos domésticos continuam tirando vidas de forma preocupante. As causas mais frequentes desses acidentes continuam sendo as falhas em conexões, instalações e uso indevido de extensões elétricas, que somaram 40% dos casos. Das 295 ocorrências identificadas, 248 foram fatais, refletindo o alto risco associado a falhas na rede elétrica doméstica.
Leia também: Tem eletrônicos velhos em casa? Veja por que isso pode ser perigoso
Segundo o relatório mais recente da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), divulgado em 2025, 84% dos acidentes registrados dentro de residências no ano passado terminaram em morte.
Leia também: 3 itens que não devem ir na máquina para proteger sua saúde
Os problemas aparecem em estruturas externas (32%) e o mau uso de eletrodomésticos (13%). A negligência no uso de produtos sem certificação e a ausência de manutenção adequada contribuem diretamente para esse cenário.
Especialistas alertam que muitos desses incidentes poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. A recomendação é utilizar apenas materiais elétricos com selo de conformidade, manter a rede elétrica revisada e contratar profissionais qualificados para realizar qualquer reparo.
A instalação incorreta de dispositivos, como:
De acordo com Luiz Ferri, vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a certificação é um elemento fundamental para a segurança.
Muitas vezes, as pessoas subestimam o risco elétrico dentro de casa. Um simples benjamim sem certificação pode gerar uma sobrecarga e resultar em incêndios. Todo material elétrico, inclusive extensões, deve ter o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC (Marca do Inmetro + marca do Organismo de Certificação de Produto – OCP acreditado), e a rede elétrica deve ser inspecionada periodicamente”.
Além dos acidentes dentro das residências, o relatório da Abracopel mostra que, ao longo de 2024, o Brasil registrou 2.354 acidentes de origem elétrica no total. Foram 1.077 choques elétricos, dos quais 759 resultaram em mortes; 1.186 incêndios provocados por falhas elétricas, com 50 mortes; e 91 casos de descargas atmosféricas, com 31 mortes.
Leia também: 8 dicas essenciais para evitar acidentes domésticos
Os dados sobre acidentes elétricos domésticos reforçam a urgência de campanhas educativas, fiscalização mais rígida e maior atenção por parte da população ao lidar com eletricidade no dia a dia. Para quem convive com instalações antigas ou improvisadas, o cuidado redobrado pode fazer a diferença entre a segurança e uma tragédia anunciada.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.