Ministro diz que negociação sobre investimento em minerais críticos nunca parou

Lula Marques / Agência Brasil

O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) disse que o Brasil procura 'recepcionar investimento de qualquer parte do mundo' - Lula Marques / Agência Brasil
O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) disse que o Brasil procura 'recepcionar investimento de qualquer parte do mundo'

Por Renan Monteiro, da Broadcast

[email protected]
Publicado em 25/07/2025, às 19h21 - Atualizado às 19h30

Brasília, 25/07/2025 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta sexta-feira, 25, que o Brasil busca "recepcionar investimento de qualquer parte do mundo" e que as negociações para a abertura ao capital estrangeiro "nunca foram paralisadas". Ele deu as declarações à CNN Brasil, ao se referir à possibilidade de um acordo com os Estados Unidos sobre minerais críticos.

Ao comentar sobre a dificuldade de diálogo entre Brasil e EUA neste momento, ele foi taxativo: "Quem tem de abrir o diálogo é o governo americano". Nesta semana, o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, afirmou que o governo americano tem interesse nos minerais críticos em solo brasileiro. Ele se reuniu na quarta-feira, 23, com representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em Brasília.

Leia também: CNI organiza missão empresarial aos EUA para discutir tarifas contra mercado brasileiro

Questionado sobre possíveis negociações com os EUA envolvendo minerais críticos brasileiros, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou que a pauta de mineração "é muito longa e pode ser explorada e avançada", sem, porém, cravar qualquer cenário de acordo.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias