O ano em que o consignado se tornou sinônimo de tecnologia e segurança
Adobe Stock
19/01/2026 | 19h05
São Paulo, 19/01/2026 - Em 2025, a contratação do Consignado CLT foi marcada pela implementação do sistema digital. A mudança garantiu mais transparência, segurança e agilidade para milhões de brasileiros. As atualizações só foram possíveis graças à regulamentação do "Crédito do Trabalhador" pela Lei nº 15.179/2025.
Tecnologia de ponta
As instituições financeiras e os empregadores puderam se integrar a um novo sistema que eliminou, por exemplo, a necessidade de documentos físicos no processo de aquisição do dinheiro. A simulação de propostas passaram a ser centralizadas em plataformas seguras, muitas vezes ligadas à CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital) e ao portal Gov.br, facilitando a comparação de taxas de juros.
Leia também: Bancos elevam estimativa de crescimento do crédito em 2026 para 8,2%
A legislação de 2025 também possibilitou a inclusão de novas categorias de trabalhadores com renda estável — como Microempreendedores Individuais (MEIs) e motoristas de aplicativo formalizados — o que impulsionou o volume de contratações de crédito consignado.
O fator segurança
Para garantir a integridade e evitar fraudes, a assinatura do contrato de Crédito Consignado para CLT passou a exigir mecanismos de segurança avançados, tais como a validação biométrica (facial ou digital). Isto tornou o processo mais seguro.
Leia também: Crédito consignado: entenda como fazer o desbloqueio da biometria
A nova lei consolidou a margem consignável em 40% dos rendimentos líquidos do trabalhador CLT, com um percentual reservado especificamente para operações de cartão de crédito consignado.Além disso, a obrigatoriedade da portabilidade de crédito com taxas de juros inferiores para o novo contrato incentivou a concorrência entre as instituições financeiras, beneficiando diretamente o trabalhador com melhores condições de empréstimo.
O panorama de contratação do consignado CLT em 2025 mostra um mercado mais maduro, competitivo e, acima de tudo, digital.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
