Foto: Adobe Stock
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 28/08/2025 - A Receita Federal liberou nesta semana a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O depósito está programado para ocorrer amanhã, 29 de agosto, e vai beneficiar mais de 1,8 milhão de contribuintes.
Segundo o Ministério da Fazenda, serão restituídos R$ 2,9 bilhões e o pagamento será realizado diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração, incluindo também valores residuais de exercícios anteriores que estavam retidos.
Leia também: Golpe do PIX: saiba como funciona e 3 dicas para se proteger
A ordem de liberação segue critérios legais e técnicos, garantindo grupos prioritarios recebam o crédito antes dos demais. Os primeiros lotes contemplaram contribuintes acima de 60 anos, pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave e professores do magistério.
Para verificar se a restituição foi liberada, os contribuintes podem acessar o site oficial da Receita Federal (aqui) ou usar o aplicativo Meu Imposto de Renda.
Leia também: IR 2025: optei por receber a restituição via Pix, tenho prioridade?
Também é possível consultar o extrato detalhado da declaração pelo portal e-CAC, e também identificar se há pendências ou se a restituição já foi autorizada para pagamento.
Caso o depósito não ocorra devido a dados bancários incorretos ou conta encerrada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
É possível reagendar o crédito pelo portal do banco ou por telefone, informando o número do recibo da declaração e o valor da restituição. Se o prazo expirar, a restituição deve ser solicitada novamente pelo portal e-CAC.
Leia também: Restituição do IR: 4º lote já está disponível para consulta; confira a data de pagamento
A recomendação da Receita é que a consulta da restituição do Imposto de Renda e quaisquer procedimentos sejam feitos apenas pelos canais oficiais para evitar fraudes.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.