Adobe Stock
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão paulo, 22/08/2025 - A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (22/08), a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Os contribuintes poderão verificar se estão entre os contemplados da nova rodada de pagamentos, que será realizada em 29 de agosto.
Segundo o Ministério da Fazenda, o valor do crédito da restituição do imposto de renda soma mais de R$ 2,9 bilhões de reais. Desse saldo, cerca de R$ 454.613.578,23 serão destinados a pessoas com prioridade legal, como idosos acima de 80 anos.
Leia também: Isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos pode virar lei
Até o momento, três lotes já foram pagos, sendo que primeiro saiu em 30 de maio, seguido do segundo em 30 de junho e do terceiro em 31 de julho.
Leia também: Comissão que analisa mudanças na reforma do Imposto de Renda está aberta
Agora, o quarto lote será pago no fim deste mês e o quinto e último está programado para 30 de setembro.
Leia também: Haddad diz que projeto que amplia isenção do imposto de renda pode ser melhorado
A ordem de prioridade nos pagamentos segue critérios definidos pela legislação. Os primeiros a receber são os idosos com 80 anos ou mais.
Leia também: Guia IRPF 2025: aposentado ou não, saiba como declarar e evitar malha fina
Depois, entram na lista os contribuintes com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. Em seguida, recebem os profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Após essas categorias, a Receita dá preferência a quem utilizou a declaração pré-preenchida e optou por receber o valor via Pix. Só então, os demais contribuintes são contemplados.
Para verificar se está incluído no quarto lote, basta acessar o site da Receita Federal e preencher o formulário disponível.
É necessário informar o CPF, a data de nascimento e selecionar o ano de exercício 2025. A consulta é atualizada mensalmente.
Leia também: Crédito consignado: veja como desbloquear o seu sem sair de casa
Caso a restituição ainda não esteja prevista para o lote em questão, a mensagem exibida que aparecerá no site da Receita Federal será de que o contribuinte está em fila de restituição, desde que não haja pendências na declaração.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.