Quando vai ser pago o 13° dos aposentados em 2026? Veja regras e quem recebe
Freepik
São Paulo, 19/02/2026 - Aposentados e pensionistas aguardam a definição do pagamento do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2026. Embora ainda não haja decreto oficial, a tendência é de antecipação para o primeiro semestre, seguindo o padrão adotado nos últimos anos. Se mantido o calendário recente, a primeira parcela deve ser paga em abril e a segunda em maio.
Leia também: Reclamações na ouvidoria da Previdência Social crescem 37,7% em 2025
A antecipação do abono anual foi adotada pelo governo federal a partir de 2021, em meio à pandemia da Covid-19, para reforçar a renda dos beneficiários. Caso não haja novo adiantamento em 2026, o pagamento volta ao modelo tradicional, com depósitos no segundo semestre.
Como é realizado o pagamento do 13º salário dos aposentados
O 13º salário do INSS é pago automaticamente em duas parcelas. A primeira corresponde a 50% do valor do benefício, sem descontos. A segunda inclui possíveis deduções, como Imposto de Renda para quem se enquadra na cobrança.
Não é necessário fazer pedido, pois o crédito é liberado junto com o pagamento dos respectivos meses, conforme o número final do benefício, método do Número de Identificação Social (NIS) que organiza a ordem dos depósitos.
Leia também: CPMI do INSS antecipa depoimento de Vorcaro, do Master, para segunda-feira
Quem tem direito ao 13º salário dos aposentados
Têm direito ao abono anual os aposentados, pensionistas por morte e segurados que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada não recebem 13º, porque o BPC é assistencial e não exige contribuição previdenciária.
Leia também: Bancos, INSS e outros serviços retomam atendimento nesta quarta; veja horários
Enquanto a confirmação oficial não é publicada, a orientação é acompanhar os canais do Instituto Nacional do Seguro Social e do governo federal para verificar as datas e eventuais mudanças no calendário.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
