Veja o calendário de pagamentos do abono salarial do PIS 2026
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 05/01/2026 - O calendário de pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foi definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e vai ser pago a partir de 15 de fevereiro para os trabalhadores nascidos em janeiro.
Já os nascidos em novembro e dezembro, últimos do cronograma, poderão acessar os valores a partir de 15 de agosto.
A consulta para saber se vai receber o abono salarial em 2026 será no dia 5 de fevereiro. A data, valor e banco para saque, serão liberados e poderão ser realizadas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, pelo Portal Emprega Brasil (gov.br), ou pelo telefone 158 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No aplicativo, o trabalhador deve acessar a aba “Benefícios”, selecionar “Abono Salarial” e clicar em “Pagamentos” para verificar o valor, a data e o banco de recebimento.
Calendário de pagamento em 2026
- Nascidos em janeiro recebem em 15 de Fevereiro
- Nascidos em fevereiro recebem em 15 de março
- Nascidos em março e abril recebem em 15 de abril
- Nascidos em maio e junho recebem em 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto recebem em 15 de junho
- Nascidos em setembro e outubro recebem em 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro recebem em 15 de agosto
Quem tem direito ao PIS/Pasep em 2026?
Além ter recebido, no máximo, R$ 2.765,92 por mês, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração e possuir seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
O valor do abono salarial varia conforme o número de meses trabalhados no ano-base, podendo chegar até um salário mínimo.
Como sacar o benefício?
Para os trabalhadores do setor privado (PIS), o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal. Quem tem conta corrente, poupança ou conta digital na Caixa recebe o valor automaticamente. Para quem não possui conta, o saque pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem, na Conta Poupança Social Digital.
Já para os servidores públicos (Pasep), o benefício é pago pelo Banco do Brasil. Correntistas recebem o valor diretamente na conta, e os demais podem consultar e transferir o valor via portal Gov.br, desde que possuam conta nível prata ou ouro. Caso haja algum problema na conta digital, o saque também poderá ser feito nos terminais de autoatendimento e lotéricas.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
