Luisa Savala/ LOBA Festival
São Paulo, 15/08/2025 - Com 1.283 obras inscritas, a segunda edição do Prêmio LOBA de literatura identificou um dado significativo: uma em cada cinco autoras participantes tem mais de 50 anos de idade. O recorte etário foi feito a pedido do Viva e mostra que as inscrições 50+ ultrapassaram as feitas por autoras entre 18 e 30 anos.
Para Milena Silveira, diretora de comunicação do LOBA Festival, a participação expressiva desse grupo tende a crescer. Um dos fatores, ela explica, é o crescimento de demográfico dessa população. "Segundo o Censo de 2022, 29,3% da população feminina brasileira tem mais de 50 anos. Não nos surpreende ver um aumento expressivo de inscrições nessa faixa etária", comenta, e completa:
"Estamos diante de um cenário em que esse grupo tende a crescer nos próximos anos, e é essencial nos posicionarmos contra o etarismo que insiste em subestimar a contribuição dessas mulheres. Pelo contrário: suas escritas são potentes, carregam experiências de quem já viveu muito e têm muito a ensinar. Essa representatividade é fundamental."
Leia também: Autores que mudaram a história da literatura
A diretora de comunicação diz ainda que na primeira edição 9,78% das inscritas tinham mais de 50 anos. Já na segunda, esse número mais que dobrou, chegando a 22,99%. "Esse crescimento demonstra que estamos criando um espaço seguro e inspirador para que autoras dessa faixa etária se sintam encorajadas a compartilhar suas histórias."
Silveira conta que o LOBA Festival nasceu para ajudar a preencher as lacunas de participação de mulheres no mercado editorial, relacionadas especialmente a três desafios:
"Em 2025, levamos obras de mais de 30 autoras para a Festa Literária Internacional De Paraty (Flip), ampliando sua visibilidade e inserindo-as em um dos maiores fóruns literários do País. Criamos também o Clube LOBA Festival, um clube de leitura que promove não só a leitura de autoras brasileiras, mas também a troca entre elas, fortalecendo redes de apoio."
O Prêmio LOBA Festival é um evento literário que visa fomentar, reconhecer e valorizar obras escritas por mulheres brasileiras. A premiação é dividida em cinco categorias: conto, romance, poesia, não ficção e roteiro para curta-metragem. "Ao final, haverá uma vencedora por categoria, mas valorizamos igualmente o processo: inscrever-se é um ato de potência, que reforça a autoexpressão e promove autoconhecimento", diz a representante da organização.
As inscrições da edição atual já se encerraram e as obras estão em fase de avaliação pela banca examinadora. O prêmio será entregue no contexto do LOBA (Literaturas e Obras de Autoras) Festival, que incentiva a literatura produzida por mulheres brasileiras. O evento acontece nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, no Centro de Inovação e Cultura do Edifício Oswald de Andrade, conhecido espaço do cenário cultural paulistano.
Leia também: Uma conversa com Ruth Rocha, a incansável contadora de histórias
A programação contará com painéis, palestras, rodas de conversa, espaço para networking entre autoras, editoras e produtoras culturais, além de área dedicada à venda de livros de autoras independentes e outras ações voltadas à economia criativa e ao incentivo à leitura de obras escritas por mulheres.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.