Envato
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 30/08/25 - O passar dos anos e a reflexão sobre a vida sempre foram temas recorrentes na música brasileira. Diversos artistas nacionais exploraram o conceito do tempo, a experiência adquirida com a idade e a própria ideia de envelhecer, criando canções que permanecem vivas na memória afetiva do público.
Entre os clássicos que abordam essas temáticas, destacam-se algumas faixas que convidam o ouvinte a pensar sobre o passado, o presente e o futuro de forma sensível e poética. Confira a seguir 5 músicas que refletem sobre o envelhecer:
Leia também: 5 músicas que celebram Minas Gerais e suas tradições
Uma delas é a obra de Adoniran Barbosa, que lançou em 1976 uma música celebrando o envelhecimento como uma arte.
Leia também: 10 músicas mais tocadas da década de 80
Com seu estilo único, o sambista paulista transmitiu uma mensagem positiva para aqueles que já não se encaixavam nos padrões de juventude da sociedade e que, muitas vezes, começavam a receber apelidos por conta da idade.
Outra faixa marcante é Tempo perdido, da Legião Urbana, presente no disco Dois de 1985. Renato Russo aborda o tempo de maneira reflexiva, falando sobre as lembranças do passado que não podem ser recuperadas, o futuro incerto e a importância de reconhecer que sempre existe espaço para mudanças na vida.
Leia também: Guns N' Roses: as músicas mais famosas dos anos 80
O repertório nacional ainda conta com canções de Dominguinhos, entre outros artistas, que exploram a ilusão do tempo e as experiências adquiridas ao longo da vida, reforçando que a música é um poderoso instrumento de reflexão sobre a própria existência.
A música O Velho e o Moço, da banda Los Hermanos, mostra a diferença entre a tranquilidade da maturidade e a pressa da juventude. Em vez de arrependimento, a letra transmite aceitação do que já passou.
Leia também: Você se lembra? 9 músicas do Roupa Nova que marcaram novelas clássicas
O trecho Ah, tanto faz / Que o que não foi não é reforça a ideia de que não adianta insistir no que não aconteceu, já que é o conjunto das experiências que constrói a identidade ao longo da vida.
Em 1980, Fábio Jr. lançou uma canção que marcou sua trajetória. Duas décadas depois, em 2000, o grupo Raimundos trouxe uma nova versão da obra, em um ritmo completamente distinto.
O cantou já revelou que a composição surgiu como uma forma de mostrar à sua esposa na época, Teresa, que ele manteria firmes os seus objetivos e não abriria mão dos próprios sonhos.
Leia também: Para cantar e dançar: Top 10 músicas mais tocadas da década de 90
Essas músicas que refletem a sobre envelhecer, revela que, embora o tempo avance para todos, ele também traz aprendizado, histórias e memórias que enriquecem a vida.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.