Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

"A dona Sebastiana é minha vida", diz Tânia Maria sobre O Agente Secreto

Instagram/Reprodução/@taniamariaatriz

“Sou eu mesma aquelas personagens", disse Tânia Maria em entrevista ao VIVA - Instagram/Reprodução/@taniamariaatriz
“Sou eu mesma aquelas personagens", disse Tânia Maria em entrevista ao VIVA
Por Bárbara Ferreira

22/02/2026 | 09h19

São Paulo, 22/02/2026 - Tânia Maria, aos 79 anos, é uma das estrelas de O Agente Secreto (2025), filme que Wagner Moura protagoniza e Kleber Mendonça Filho dirige. Ela interpreta uma senhora que oferece abrigo a perseguidos políticos em Recife (PE). “A dona Sebastiana é minha vida. Kleber escreveu minha vida”, disse ela sobre se identificar com sua personagem, em entrevista ao VIVA.  

Leia também: Tânia Maria: "não sou velha, pode vir filme que eu vou gravar"

As duas têm em comum o nome, a espontaneidade e a capacidade de roubar a cena. Sebastiana Maria de Medeiros Filha não gosta do nome e aderiu a ‘Tânia’ há muitos anos. Para o filme, disse que Kleber Mendonça Filho sabia que ela não gostava do nome, mas batizou a personagem homônima para que ela o aceitasse. 

“Ele disse: ‘Eu vou botar aqui um personagem, que aí ela aceita’. Aí, pronto, eu fiquei Tânia Maria e a personagem dona Sebastiana. Aí eu acho bom. Sebastiana só gosta de Pix. Quando vai passar um Pix, pode ser Sebastiana, mas não gosto desse nome, não”, brincou.

Foi essa a personagem que mostrou a espontaneidade e carisma de Tânia Maria ao mundo. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar, inclusive para a categoria estreante do ano: Melhor Elenco. “Eu quero ir para o Oscar. Já vou fazer a entrevista da viagem, do visto (para os Estados Unidos)”, comentou ela. 

Sobre dividir a cena com Wagner Moura, disse que ele é lindo e carinhoso. “Quando a gente chegava para gravar, ele ia logo se agarrando, cheirando, era bom demais. Ele tinha muito cuidado por mim. Muito mesmo. Ele cuidava de mim”, afirmou 

Um carinho tão grande, parece que é meu filho. É um amor de filho que eu tenho, o Wagner. Ele é muito mimoso.”
cena do filme O Agente Secreto, com Wagner Moura e Tânia Maria
Tânia Maria e Wagner Moura - Reprodução / O Agente Secreto

Descoberta de Tânia Maria

Foi Kleber quem a encontrou, em Santo Antônio da Cobra, zona rural do município de Parelhas, no Rio Grande do Norte, quando procurava por figurantes para Bacurau (2019). Tânia conta que bastou dizer “boa noite” para que Renata Roberta, produtora de elenco do filme, a chamasse para a figuração. 

“Renata Roberta disse: 'Era essa fala que eu estava procurando. A senhora quer ser figurante de Bacurau?'. Aí minha resposta: 'Ganha quanto?'”, disse rindo. Na época, ela vivia do dinheiro dos tapetes que costurava e bordava, que até hoje vende durante as viagens que faz para divulgar seus filmes. 

Durante as gravações de Bacurau, a atriz conta que Kleber cochichava em seu ouvido o que ele esperava que ela fizesse em cena. Até o dia que foi orientada a comentar sobre a roupa de Lunga. "Aí eu só fui olhar para a roupa dele e disse: 'Que roupa é essa, menino'? Pronto”, comentou. 

A frase se tornou uma parte icônica do filme e essa espontaneidade é um marco da atuação de Tânia, que já tem mais seis filmes previstos para 2026. “Sou eu mesma aquelas personagens", disse.

Leia também: Tânia Maria vence prêmio de melhor atriz coadjuvante aos 78 anos

Trabalho e velhice

Para Tânia, "só é velho quem se entrega". Ela iniciou a carreira de atriz aos 72 anos e disse que nunca se considerou velha para a mudança. “Estou com 79, não sou velha, eu me julgo nova”, disse.

Agora, pretende continuar a carreira artística. “Eu não quero me encostar, eu quero trabalhar”, comentou. Ela já recebeu prêmio da International Cinephile Society (ICS), nos Estados Unidos, como Melhor Atriz Coadjuvante; do Círculo de Críticos de Santiago - Top Cine 2025; além de receber um Prêmio Especial do Júri da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Eu não sou velha, não, pode vir filme para eu gravar. Adoro. A idade é a que a pessoa quer."

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias