Tânia Maria vence prêmio de melhor atriz coadjuvante aos 78 anos
Instagram/Reprodução/@taniamariaatriz
Por Bárbara Ferreira
redacao@viva.com.brSão Paulo, 16/01/2026 - A atriz Tânia Maria, de 78 anos, foi premiada como melhor atriz coadjuvante pela Associação de Críticos de Santiago, no Chile. Ela interpreta a Dona Sebastiana no filme "O Agente Secreto", estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho. Depois de dois Globos de Ouro, o filme ganha espaço nas premiações internacionais mirando na estatueta do Oscar.
Leia também: Campeã de pole dance 60+ desmistifica esporte: "dói para caramba"
Natural do interior do Rio Grande do Sul, Tânia Maria estreou nas telonas aos 72 anos como figurante em Bacurau, filme lançado em 2019 também por Mendonça Filho. Depois de Bacurau, Tânia atuou em "Seu Cavalcanti", documentário com elementos de ficção que está em cartaz nos cinemas; "Delegado", série policial estrelada por Johnny Masssaro; e "Yellow cake", gravado em Picuí, no sertão da Paraíba.
Em O Agente Secreto, sua personagem abriga refugiados políticos durante o período da ditadura militar, no Recife. Marcada pela autenticidade, verdade e improviso, sua performance foi elogiada na premiação.
O The New York Times também destacou o trabalho de Tânia recentemente. Na publicação, intitulada The Best, Craziest, Scuzziest Film Performances of 2025 (As melhores, mais loucas e mais bizarras performances cinematográficas de 2025, na tradução), a brasileira conquistou o título de "melhor atuação com cigarro".
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
