Bibliotecas municipais de SP têm programação cultural para todas as idades
Envato
Por Alessandra Taraborelli
02/01/2026 | 12h39
São Paulo, 02/01/2025 - Passado as festas de final de ano, agora é hora de começar a pensar na programação de férias e, se forem gratuitas, melhor ainda. Nesta primeira semana do ano, as bibliotecas públicas municipais de São Paulo estão com atividades para toda a família, com oficinas de idiomas, jogos board games, aulas de fotografia e atividades lúdicas para as crianças. Toda a agenda é gratuita, do dia 5 a 11 de janeiro, e livre para todos os públicos.
Na zona oeste, na biblioteca Alceu Amoroso Lima o destaque é a tradicional reunião de Jogos de Tabuleiro, com o Grupo Board Games Zona Oeste (BGZO), neste sábado (10), das 10h às 17h. A atividade reúne jogos de tabuleiro modernos, RPG, jogos de cartas e desafios coletivos, convidando famílias e amigos para um dia inteiro de diversão e socialização. Ainda no espaço, ocorrem as tradicionais Oficinas de Gamão, conduzidas por Nadin Jorge Arbex, sempre às quintas-feiras, às 14h, com duração de duas horas, abertas a iniciantes e veteranos. Ainda na região, a biblioteca Mário Schenberg recebe a Yoga pela UBS Vila Ipojuca, todas as sextas-feiras, das 10h às 11h30, voltada tanto ao público adulto quanto para idoso.
Na zona leste, a biblioteca Hans Christian Andersen inicia o ano com oficinas criativas. Aos sábados, às 11h, acontece a Oficina de Tear Circular, com o Círculo com Dona Dolores, que ensina técnicas de tecelagem artesanal para crianças a partir de 7 anos. Já no dia 10, às 11h30, a biblioteca recebe a Oficina de Fotografia com o Celular, com Alexandre Chezini, voltada a jovens e adultos interessados em aprimorar registros fotográficos do cotidiano ou de pequenos negócios, utilizando apenas o celular.
Na biblioteca Lenyra Fraccaroli, a programação permanente de início de ano inclui a Mediação de Leitura, realizada de terça a sexta-feira, às 10h, voltada a crianças de 3 a 12 anos, promovendo o contato lúdico com os livros. Às sextas-feiras, às 11h, acontece a Oficina de Memória, em parceria com a UBS Vila Nova Manchester, direcionada ao público 60+, com exercícios cognitivos e estímulo à qualidade de vida. A biblioteca também oferece Dança em Grupo (Line Dance), às segundas-feiras, às 15h, e terças-feiras, às 14h, reunindo jovens, adultos e idosos.
Na Ricardo Ramos, ao longo de todo o mês de janeiro, a Vivência Tempo de Brincar, com Betina Serson, acontece todas as quintas-feiras, às 11h. A atividade propõe experiências sensoriais e artísticas para crianças de 6 meses a 5 anos e seus responsáveis, fortalecendo vínculos familiares por meio do brincar. Na biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet, o ano começa com o Clube de Leitura, promovido pela equipe da biblioteca todas as terças-feiras, às 10h. A proposta dispensa leituras prévias e convida o público a compartilhar, no próprio encontro, poemas, crônicas e contos.
Na zona norte, a biblioteca Brito Broca tem ações voltadas à juventude e ao bem-estar. Nos dias 9 e 23 de janeiro, às 9h, acontece o Encontro do Grupo Maremoto, direcionado a adolescentes de 12 a 18 anos, em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Jaraguá. Nos mesmos dias, às 10h30, ocorre o Grupo TransLuzir, espaço de escuta, acolhimento e cuidado em saúde para pessoas trans e não binárias. A biblioteca também promove o Clube de Leitura Juventude Literária, todas as sextas-feiras, às 14h30, e atividades de Tai Chi Pai Lin e Dança Circular, todas as quintas-feiras, às 9h, em parceria com o CECCO São Domingos.
Já na Pedro Nava tem contação de histórias “A Lenda dos Tambores”, no dia 8 de janeiro, às 10h30, voltada a crianças a partir de 3 anos. A narrativa, inspirada no livro Nina África, de Lenice Gomes, apresenta de forma poética a origem do tambor e celebra a cultura africana por meio da música e da imaginação. Já na Afonso Schmidt, o público pode visitar a exposição permanente “Us Mitos”, em cartaz de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. A mostra é fruto de um trabalho colaborativo entre estudantes e professores da EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra e propõe uma reflexão crítica sobre a construção de mitos na sociedade contemporânea.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
