'O Agente Secreto' perde prêmio Bafta de Melhor Filme em Língua Não Inglesa
Reprodução Instagram Wagner Moura /wagnermoura_brasil
São Paulo, 22/02/2025 - O cinema brasileiro bateu na trave na edição de 2026 do Bafta, considerado o principal prêmio do cinema britânico. Em cerimônia realizada neste domingo, 22, em Londres, o longa "Valor Sentimental" consagrou-se como o grande vencedor da categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, superando o "O Agente Secreto", do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho.
Leia também: "A dona Sebastiana é minha vida", diz Tânia Maria sobre O Agente Secreto
Em "Valor Sentimental", o diretor Joachim Trier explora a relação conturbada entre o cineasta Gustav (Stellan Skarsgård) e suas filhas, Nora e Agnes. O que deveria ser um retorno triunfal à carreira do pai, com Nora no papel principal de seu novo filme, transforma-se em um campo minado de ressentimentos e tensões familiares.
A disputa da categoria estava acirrada. Além do vencedor e da produção nacional, também estavam na corrida as obras Sirat, Foi Apenas Um Acidente e A Voz de Hind Rajab. Esta marcou a quinta vez que o Brasil competiu na categoria de filme internacional na Academia Britânica de Cinema. Além desta categoria, "O Agente Secreto" também esteve na disputa pelo prêmio de Melhor Roteiro Original, marcando uma presença dupla inédita para o filme na premiação.
Impacto no Oscar 2026
Apesar de não ter levado a estatueta britânica, a campanha internacional de "O Agente Secreto" segue como uma das mais expressivas do audiovisual brasileiro recente. O Bafta atua como um dos termômetros mais relevantes para o Oscar, possuindo um alto nível de alinhamento histórico com a premiação americana.
Entre 1995 e 2025, o mesmo vencedor de filme internacional foi escolhido por ambas as premiações em cerca de 43% das vezes, com uma forte convergência de seis vitórias coincidentes consecutivas entre os anos de 2019 e 2024.
Leia também: Wagner Moura ficou de fora da lista de indicados ao Bafta
Agora, as atenções se voltam totalmente para os Estados Unidos, onde o longa de Kleber Mendonça Filho já fez história ao garantir quatro indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (para Wagner Moura) e Melhor Escalação de Elenco.
Mesmo sem a vitória na categoria internacional, a edição de 2026 do Bafta já é um marco pela presença brasileira, que acumulou quatro indicações ao todo. Além das duas nomeações para "O Agente Secreto", o país foi representado pela diretora Petra Costa, que disputou a estatueta de Melhor Documentário com Apocalipse nos Trópicos, e pelo fotógrafo Adolpho Veloso, que concorreu em Melhor Fotografia pelo seu trabalho no filme Sonhos de Trem
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
