Envato
São Paulo, 24/09/2025 - Fazer check-in e check-out ficou mais rápido e eficiente. O Ministério do Turismo (Mtur) e a Serpro lançaram a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital. A solução desburocratiza o cadastro na chegada e na saída em hotéis, com a promessa de economizar tempo para os hóspedes e permitir a geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional.
A FNRH Digital substitui o preenchimento manual por um sistema digital integrado automaticamente ao MTur, permitindo a transmissão em tempo real das informações dos hóspedes. Os dados são validados diretamente nas bases do governo, garantindo mais segurança e confiabilidade, eliminando a necessidade de assinaturas em papel.
Leia também: Hotéis mais baratos: confira uma boa forma de economizar viajando pelo Brasil
A principal vantagem para quem se hospeda é a possibilidade de realizar o check-in de forma antecipada, a partir de qualquer dispositivo móvel, o que também deve reduzir consideravelmente as filas na recepção dos próprios hotéis.
O sistema permite que os hóspedes realizem o check-in de forma rápida e prática via leitura QR Code e login do Gov.br. Caso não tenham acesso ao celular, o hotel disponibiliza um dispositivo para preenchimento direto no sistema.
O setor hoteleiro também ganha com a maior agilidade no atendimento, redução de custos com papel e integração automática de dados, tudo em conformidade com a legislação vigente. Já para o poder público, a iniciativa garante dados padronizados, estatísticas confiáveis e apoio ao planejamento estratégico do turismo.
“O turismo brasileiro vive um momento de transformação e a FNRH Digital é um marco desse processo. Estamos eliminando burocracias, ampliando a segurança de dados e modernizando a experiência de quem viaja pelo nosso país. Essa é mais uma entrega que fortalece o setor, beneficia turistas e empreendedores, e nos coloca em sintonia com as melhores práticas internacionais”, destacou o ministro do Turismo Celso Sabino.
Leia também: Seguro viagem vale a pena? Descubra benefícios, coberturas e obrigatoriedade
O diretor-presidente do Serpro Alexandre Amorim, informou que a FNRH Digital foi desenvolvida para lidar com um alto volume de acessos simultâneos, garantindo desempenho estável e eficiente, mesmo nos períodos de maior demanda do turismo. “Esse sistema moderno e escalável está preparado para acompanhar a expansão do setor e oferecer uma experiência aprimorada tanto para hóspedes quanto para os meios de hospedagem", afirmou.
O sistema também facilita o envio eletrônico das informações exigidas pela Lei nº 11.771/2008 e pelo Decreto nº 7.381/2010, permitindo ao governo federal tratar os dados de forma ágil e segura. Com isso, é possível identificar o perfil do turista e monitorar as taxas de ocupação hoteleira em cada região, fortalecendo a produção de estatísticas oficiais e subsidiando a formulação de políticas públicas mais eficazes para o desenvolvimento do setor turístico.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.