Festival artístico no Piauí traz reimaginação do “O Fantasma da Ópera”

Foto: Joaquim Tomaz

A apresentação ocorre no “Anfiteatro Ancestral”, e oferece uma experiência que integra arte, história e o respeito aos sítios arqueológicos - Foto: Joaquim Tomaz
A apresentação ocorre no “Anfiteatro Ancestral”, e oferece uma experiência que integra arte, história e o respeito aos sítios arqueológicos
Por Alessandra Taraborelli [email protected]

Publicado em 25/07/2025, às 11h39

São Paulo, 25/07/2025 - Acontece até domingo (27) a sétima edição da "Ópera da Serra da Capivara", no Parque Nacional da Serra da Capivara e em São Raimundo Nonato, no Piauí, o evento reúne música, teatro, circo, dança, artes visuais e a própria natureza.

Leia também: Festival vai ocupar 150 palcos de São Paulo ao longo de julho

O ato teatral para a edição leva o tema “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, uma reimaginação do romance gótico clássico “O Fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux e publicado pela primeira vez em 1910.

Depois de ganhar inúmeras adaptações nos cinemas e nos palcos pelo mundo, a obra chega ao Nordeste brasileiro com uma concepção única do diretor de arte Felipe Guerra, celebrando a beleza e a história da região e incorporando elementos das tradições locais e da natureza, sendo ambientado nas majestosas cavernas e boqueirões da Serra da Capivara.

[Colocar ALT]
Ato teatral ocorre em um local inédito - Foto: Joaquim Tomaz

“Unimos elementos de dança, música tradicional e acrobacias ao clássico de Leroux, apresentando uma experiência teatral que conecta o passado e o presente”, comenta Felipe Guerra.

A apresentação ocorre no “Anfiteatro Ancestral”, em frente à cortina de pedra, oferecendo ao público uma experiência que integra arte, história e o respeito aos sítios arqueológicos e ao meio ambiente da região, seguindo com o compromisso do evento com a cultura e a preservação do patrimônio da humanidade.

Leia também: Ivan Lins estreia show em São Paulo para celebrar seus 80 anos

A diretora geral e idealizadora da Ópera da Serra da Capivara Sádia Castro, ressalta que, diferente dos outros anos, o ato teatral ocorre em um local inédito, uma mudança necessária devido ao crescimento do festival. “Com a alteração, revitalizamos a experiência cultural oferecida pelo evento, ampliando as possibilidades de produção e criando um ambiente que continua a celebrar a conexão entre a arte, a história e a natureza, que é a marca registrada da Ópera da Serra da Capivara”, explica.

A programação conta com grandes nomes da música brasileira, como a cantora e compositora Céu, uma das primeiras artistas brasileiras a ser indicada ao Grammy Latino, a revelação da Nova MPB, Raíssa Fayet, com participação do cantor e compositor Diego Moraes; a cantora e compositora Juliana Linhares; entre outros.

Veja aqui a programação completa aqui.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias