Livro sobre propósito de vida da pessoa idosa é finalista de Jabuti Acadêmico

Reprodução/Grupo Summus Editorial

Livro sobre propósito de vida foi escolhido como um dos cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, no eixo ciência e cultura - Reprodução/Grupo Summus Editorial
Livro sobre propósito de vida foi escolhido como um dos cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, no eixo ciência e cultura
Por Bianca Bibiano bianca.bibiano@viva.com.br

Publicado em 30/07/2025, às 08h13

São Paulo, 30/07/2025 - O livro "Propósito de vida da pessoa idosa: conceitos, abordagens e propostas de intervenções gerontológicas", organizado pela fisioterapeuta especialista em gerontologia Cristina Cristóvão Ribeiro, foi escolhido como um dos cinco finalistas selecionados na 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, no eixo ciência e cultura. 

A publicação propõe que o propósito de vida é um componente fundamental de um envelhecimento ativo e saudável e conta com textos de oito autores na área de gerontologia, destacando a importância desse conceito e como ele pode ser desenvolvido por profissionais no atendimento aos idosos.

Leia também: Uma conversa com Ruth Rocha, a incansável contadora de histórias

propósito de vida das pessoas idosas
Capa do livro "Propósito de vida da pessoa idosa: conceitos, abordagens e propostas de intervenções gerontológicas"

Traz ainda reflexões da perspectiva da fisioterapia, da educação física, da terapia ocupacional, da nutrição e da musicoterapia sobre o envelhecimento, com panorama de estudos sobre o tema na respectiva área e também relatos de caso, que ilustram como a perspectiva do propósito de vida pode contribuir para a saúde física e mental dos pacientes idosos. 

De acordo com o Grupo Editorial Cammus, responsável pela publicação, o livro analisa o propósito de vida de idosos inseridos em diferentes contextos, como comunidades, instituições de longa permanência para idosos, zonas rurais e em cuidados paliativos, além de abordar aspectos da aposentadoria e prevenção de demências.

Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico pretende reconhecer a produção científica, técnica e profissional nacional, além de dar visibilidade às contribuições desses campos para o desenvolvimento do Brasil. É organizado pela Câmara Brasileira do Livro, mesma responsável pelo Prêmio Jabuti, que existe desde 1958 e é considerado o principal reconhecimento literário do País. 

Leia também: Sem ideia do que ler? Invista em 10 grandes nomes da literatura brasileira

A lista dos finalistas foi divulgada este mês e a cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, reunindo autores, editores, pesquisadores e representantes das principais instituições científicas e acadêmicas do País. Os premiados em cada categoria serão homenageados com uma estatueta e receberem um prêmio em dinheiro.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias