Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Mundo da música lamenta a morte de Lô Borges, aos 73 anos

José Patrício / Estadão Conteúdo

Músico Lô Borges - José Patrício / Estadão Conteúdo
Músico Lô Borges
Alessandra Taraborelli e Estadão Conteúdo
Por Alessandra Taraborelli e Estadão Conteúdo alessandra.taraborelli@viva.com.br

Publicado em 03/11/2025, às 12h06 - Atualizado às 12h45

São Paulo, 03/02/2025 – Famosos, amigos e admiradores lamentam a morte do cantor e compositor Lô Borges. O músico, que foi um dos fundadores do Clube da Esquina, morreu aos 73 anos. Ele estava internado desde 19 de outubro, após uma intoxicação por medicamentos. Acompanhe a seguir alguns depoimentos:

Alaíde Costa

A cantora carioca Alaíde Costa, 89 anos, uma das artistas que gravou com Lô Borges no álbum “Clube da Esquina”, declarou profunda tristeza.

Leia também: Fundador do Clube da Esquina, músico Lô Borges morre aos 73 anos

“A notícia da partida de Lô me entristece profundamente. Tive a alegria de acompanhar sua trajetória desde o nascimento do Clube da Esquina, um movimento que mudou a história da nossa música. Lô era um compositor de alma luminosa, um homem de poucas palavras e muitas canções. Ele deixa um legado que vai ecoar para sempre no coração de quem ama a boa música brasileira”, disse, por meio de nota enviada ao Viva.

Luiz Caldas

O cantor e compositor Luiz Caldas também falou ao Viva:

"Foi com muita triste que eu recebi a notícia da morte de Lô Borges. É uma perda irreparável para a cultura musical mundial, principalmente, a brasileira e a de Minas. Lô Borges é um dos fundadores do Clube da Esquina e tem uma história de fornecimento intelectual para nossa cultura maravilhosa. Ainda bem que a arte dele vai ficar com a gente pela eternidade, mas é uma perda gigante."

Em nota, o Ministério da Cultura (MinC) expressou seu profundo pesar pelo falecimento do cantor e compositor Lô Borges. "Sua trajetória é parte indissociável da história da música e da cultura nacional — um artista que, ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, Fernando Brant, entre outros parceiros, construiu pontes entre o Brasil e o mundo por meio da arte. O MinC solidariza-se com familiares, amigos, fãs e com todo o povo brasileiro, que hoje se despede de um de seus mais talentosos e queridos músicos”.

Mensagens de redes sociais

Milton Nascimento

“Lô Borges foi - e sempre será - uma das pessoas mais importantes da vida e obra de Milton Nascimento. Foram décadas e mais décadas de uma amizade e cumplicidade lindas, que resultaram em um dos álbuns mais reconhecidos da música no mundo: o Clube da Esquina. Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos. Desejamos muito amor e força à família Borges, a qual acolheu Bituca em sua chegada a Belo Horizonte, lá nos anos 60 e, principalmente, ao seu filho Luca. Descanse em paz, Lô 🖤”

Augusto Nascimento, filho de Milton, compartilhou uma foto ao lado do pai e de Lô a quem chamava de tio.

"Para além de ter sido um dos maiores gênios desse planeta, Lô Borges foi um dos amigos mais legais e fiéis ao meu pai durante toda a vida. Sempre presente, cuidadoso e amoroso. Te amaremos eternamente, meu amado tio, descanse em paz."

Samuel Rosa

“Devastado. Lô Borges nos deixou. Lô foi, afora os mais de 30 anos com meus amigos do Skank, o maior parceiro que tive na música. Com ele gravei um disco ao vivo, dividi turnês e composições. Começamos a fazer shows juntos em 1999, e a gente brincava que nossa turnê não tinha hora pra acabar. Trata-se daqueles casos clássicos em que um fã acaba tendo a sorte de dividir o palco com seu ídolo. Meu amigo, você vai fazer muita falta, seu legado é definitivo, você é um dos grandes, e eu o Brasil tivemos o privilégio de compartilhar sua nobre história. Obrigado meu irmão, saudades eternas.”

Luiz Thunderbird, ex-VJ da MTV

"A semana começou bem triste", escreveu. João Bosco prestou solidariedade nos comentários da publicação de Milton. "Meus sentimentos, meus amigos", disse. Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest, também se manifestou em seu perfil e disse que Borges é uma inspiração. "Um forte abraço a todos da família Borges, bem como aos inúmeros fãs e amigos desse nosso grande ídolo… música, poesia e inspiração."

Rogério Faustino

“Lô pra mim sempre foi a linda personificação de uma juventude libertaria e pacifista, que nos chegou com o ‘Clube da Esquina’, mas que o Lô, como o mais novo da turma, carregou consigo pra eternidade. Suas letras, harmonias, o jeito de cantar suave e até aquela imagem clássica do “Tênis Velho”, presente na capa do seu 1º álbum, de 1971, vão ficar pra sempre na memória da gente como símbolos de uma musica mineira jovem e original que ganharia o mundo. Nossos mais profundos sentimentos a todos da familia Borges, bem como a aos inúmeros fãs e amigos desse nosso grande ídolo… musica, poesia e muita inspiração. Viva o eterno LÔ BORGES, obrigado por tudo!!”

Roberta Campos

“Descanse em paz, nosso gênio amado! Que dia triste! Um abraço a toda família Borges!”

Romeu Zema, governador de Minas Gerais

“Minas perde hoje um dos seus maiores artistas. Lô Borges levou o nome do nosso estado e do Clube da Esquina para o mundo, com talento e sensibilidade únicos. Sua música seguirá inspirando gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e aos fãs.”

Cruzeiro Futebol Clube

“Nascido em Belo Horizonte e cruzeirense fanático desde a infância, ele foi um dos grandes responsáveis por revolucionar a Música Popular Brasileira nas décadas de 1970 e 1980, com composições e interpretações que se tornaram ícones da história do estado e do país. Desejamos força aos familiares, amigos e fãs neste momento difícil. Eternamente, Lô é do mundo, é Minas Gerais.”

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias