Reprodução/Instagram/@loborgesoficial
Publicado em 03/11/2025, às 10h40 - Atualizado às 12h22
São Paulo, 03/11/2025 - O cantor e compositor Lô Borges considerado um dos grandes nomes da música popular brasileira (MPB), morreu na noite de domingo, 2, em Belo Horizonte (MG).
Em nota enviada à imprensa nesta manhã, o Hospital Unimed – Unidade Contorno afirmou que a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
Leia também: Mundo da música lamenta a morte de Lô Borges, aos 73 anos
"O Hospital Unimed - Unidade Contorno informa com pesar o falecimento do músico, cantor e compositor Lô Borges, aos 73 anos, na noite de ontem, 2 de novembro de 2025, às 20h50, em decorrência de falência múltipla de órgãos. A Unimed-BH se solidariza com a família, amigos e fãs pela irreparável perda para a música brasileira."
Ele havia passado por um procedimento de traqueostomia no dia 25 de outubro. A internação do cantor aconteceu no dia 17, após uma intoxicação por medicamentos.
Lô Borges é um dos fundadores e principais expoentes do movimento Clube da Esquina, que se originou em Belo Horizonte nos anos 1960. Ao lado de Milton Nascimento, lançou, em 1972, o disco Clube da Esquina, considerado até hoje um dos maiores álbuns da música brasileira.
Investiu também em sua carreira solo e mantinha uma agenda de shows ativa, com apresentações marcadas para este mês em Guararapes (PE) e para dezembro em Lavras (MG), por exemplo.
De acordo com o cardiologista Anis Mitri, presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP), a falência múltipla ocorre "quando um ou mais órgãos vitais, essenciais para a manutenção da vida, param de funcionar".
Em nota enviada ao Viva, o médico explicou que isso pode acontecer quando órgãos como o intestino, o pâncreas, o fígado e os rins deixam de exercer suas funções por completo, "mesmo que o cérebro e o coração ainda estejam ativos".
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Relações Internacionais