Fernando Gomes
Por Redação Viva
redacao@viva.com.brSão Paulo, 18/07/2025 - O Prêmio da Música Brasileira (PMB), sob direção Zé Maurício Machline, lança a Casa PMB – uma série documental que celebra a música brasileira em toda sua diversidade regional através de encontros de diferentes gerações de talentos.
A temporada de estreia “Bahia”, foi gravada em Salvador, e conta com a participação de artistas como Lazzo Matumbi, Mariene de Castro e Ju Moraes, ao lado de uma nova geração que vem renovando a cena local, a exemplo de Rachel Reis, Hiran, Sued Nunes, Yan Cloud e Melly. A interação entre eles cria um recorte único do momento atual da música baiana, conectando ancestralidade, presente e futuro.
No episódio de estreia, em um registro de bastidores, Machline destaca a alma da música baiana: “A música da Bahia vem de dentro para fora, é por isso que é tão boa. Não tem nada de fora para dentro, tudo vem da alma de cada um destes artistas. Artistas que estão em praias musicais completamente diferentes e absolutamente ricas”.
Além das conversas que permeiam o encontro e as trocas estéticas entre os artistas, a primeira temporada traz diversas apresentações musicais em formato de jam session, incluindo:
A série também abre espaço para relatos pessoais dos artistas, sobre vivências e dificuldades que seguem persistentes.
A Casa PMB se coloca como um projeto de circulação de ideias, afetos e sons – reforçando o papel do PMB como uma plataforma permanente de valorização da música brasileira. A iniciativa propõe “muitas casas” em diferentes regiões do país, cada uma dedicada a escutar, revelar e celebrar os talentos espalhados pelo Brasil. A Bahia é o ponto de partida de um percurso que seguirá por outras cidades e territórios, revelando os múltiplos rostos da nossa música nacional em toda sua riqueza e diversidade.
Bahia reúne três episódios que serão lançados em três domingos consecutivos no canal do PMB no YouTube (dias 20 e 27 de julho e 3 de agosto, sempre às 20h).
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.