Sesc: saiba como aproveitar tudo o que esses espaços de cultura e lazer oferecem

Foto: Reprodução/Sesc-ES

Atualmente, o Sesc opera centenas de unidades em todo o Brasil - Foto: Reprodução/Sesc-ES
Atualmente, o Sesc opera centenas de unidades em todo o Brasil

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 07/09/2025, às 15h37

São Paulo, 07/09/2025 - O Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, criada em 1946 pela Confederação Nacional do Comércio, com o propósito de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e estendida, com o tempo, à comunidade em geral. 

É financiado pelas contribuições obrigatórias de empresas desses setores, sendo parte do chamado “Sistema S”, que também inclui, entre outras instituições, unidades do Senai, Senac e Sebrae.

Atualmente, o Sesc opera centenas de unidades em todo o Brasil, incluindo fixas, móveis e centros culturais de alto impacto como o emblemático Sesc Pompeia, projetado por Lina Bo Bardi.

O que tem para fazer no Sesc?

A instituição atua em diversas frentes, como cultura, educação, saúde, esporte, lazer, assistência social e turismo social, e oferece uma programação variada de espetáculos, oficinas, exposições, atividades esportivas, passeios, turismo e até hospedagem em hotéis espalhados pelo Brasil, com diárias a preços mais acessíveis. Há também ações voltadas à saúde e um programa fixo de atendimento odontológico.

Acesse o site oficial do Sesc do seu estado para mais informações sobre atividades e programação. 

Leia também: "As três Marias" estreia com elenco de mulheres 60+ em unidades do Sesc (RJ)

Quem pode frequentar?

O Sesc é um serviço aberto ao público em geral, mas quem possui a Credencial tem acesso a mais serviços, como algumas aulas esportivas, além de valores mais acessíveis em ingressos de shows e espetáculos. 

A Credencial Plena é destinada a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes. Profissionais como comerciários, estagiários, aprendizes, aposentados desses setores e familiares têm acesso garantido em todo o país.

Para aqueles que não se enquadram, há a Categoria Atividades, com acesso limitado aos serviços disponíveis no estado em que a credencial foi emitida. 

Quanto custa?

A credencial Sesc é grátis, e permite acesso aos serviços e atividades mediante preços reduzidos ou gratuitos, conforme o tipo e disponibilidade. 

Vale destacar que, sendo mantido por contribuições compulsórias das empresas, o Sesc oferece toda essa rede com foco no benefício coletivo.

Como fazer a credencial?

A solicitação é feita em unidade do Sesc no estado de residência. Alguns estados exigem agendamento prévio. 

O processo, em geral, requer:

  • Documento de identidade com CPF.
  • Comprovante de vínculo com o comércio (carteira de trabalho, holerite).
  • Comprovante de residência.
  • Para dependentes, documentos que comprovem parentesco ou condição de estudante, conforme o caso.

Alguns estados, como o Rio Grande do Sul e São Paulo, oferecem também a emissão online da credencial, e é recomendado verificar no site do Sesc do seu estado. 

Leia também: Confiança do Comércio cai 3,1% em agosto ante julho, após quatro meses de alta

Como encontrar uma unidade?

O Sesc possui unidades em diversos estados do Brasil, além de unidades móveis que levam serviços a municípios menores.

Para localizar a unidade mais próxima, consulte o site oficial do Sesc regional do seu estado, que geralmente disponibiliza um localizador com endereço, telefone e horário de atendimento. 

Palavras-chave Sesc credencial hotel lazer

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias