Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Theatro Municipal de São Paulo apresenta Ópera Porgy and Bess em setembro

Rafael Salvador

Coro formado por integrantes do Coro Lírico Municipal,  do Coral Paulistano e artistas convidados é regido por Maíra Ferreira. - Rafael Salvador
Coro formado por integrantes do Coro Lírico Municipal, do Coral Paulistano e artistas convidados é regido por Maíra Ferreira.
Fabiana Holtz
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 16/09/2025, às 14h42

São Paulo, 16/09/2025 - Estreia neste final de semana no Theatro Municipal de São Paulo uma montagem inédita do clássico Porgy and Bess, de George Gershwin. Com direção musical do maestro Roberto Minczuk, e direção cênica de Grace Passô, a ópera conta uma história de luta e amor que agrega jazz, folk, teatro e música clássica. As apresentações estão programadas para a sala de concentos de 19 a 27 de setembro.
O espetáculo, que estreou originalmente em 1935, narra as dificuldades enfrentadas por Porgy, um homem humilde e com uma deficiência física, e Bess, que vivem em Catfish Row. Nesta versão da trama o elenco é formado majoritariamente por artistas negros. 
Produzido pela companhia da Ópera de Virgínia, o grupo percorreu a América do Sul com o espetáculo, passando pela Argentina e Uruguai, até encerrar sua trajetória em São Paulo.
Leia também: Talento e longevidade: 6 artistas brasileiros que seguem brilhando com mais de 80 anos
Nesta montagem, inteiramente feita no Brasil, a opera conta com elementos do contexto cultural e das comunidades das periferias brasileiras. Segundo Grace Passô, Gershwin criou essa ópera em um momento muito importante da música mundial. "Fazemos aqui o exercício de pensar o que está acontecendo no Brasil de hoje, através desta versão que imagina paralelos contemporâneos com a trama original escrita nos anos 1930”, afirma.

Arte popular

Marcelino Melo, conhecido como Quebradinha,  é o responsável pela  cenografia. O artista plástico, cenógrafo e figurinista é reconhecido pelas detalhadas miniaturas de favelas, que recriam com precisão poética becos, casas e paisagens urbanas brasileiras.
A participação especial do Coro Porgy and Bess, formado por integrantes do Coro Lírico Municipal, do Coral Paulistano e artistas convidados, completam o time de artistas, com regência de Maíra Ferreira.
Serviço
O Theatro Municipal de São Paulo fica na Praça Ramos de Azevedo, s/n - Sé - São Paulo.
Ingressos custam de R$ 33 a R$ 210 e podem ser adquiridos online ou na bilheteria do teatro.  
Duração do espetáculo é de aproximadamente 230 minutos (com intervalo).

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias