Foto: Leo Aversa
São Paulo, 09/10/2025 - O cantor Zeca Pagodinho é o primeiro artista do samba a receber o Prêmio UBC, criado pela União Brasileira de Compositores, em 2017. O prêmio homenageou Gilberto Gil, em sua primeira edição e, nos anos seguintes, receberam a honraria Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença, Caetano Veloso, Rita Lee e Roberto de Carvalho.
“É um orgulho ser o primeiro sambista a ser escolhido para o Prêmio UBC e entrar na galeria de tantos amigos já escolhidos. E viva o Samba!“, celebra Zeca Pagodinho.
Leia também: Grammy Latino 2025: Liniker, Marina Sena e Milton Nascimento estão entre os indicados
A presidenta da UBC, Paula Lima, destacou a importância do cantor para a música brasileira. “Zeca Pagodinho é um dos grandes pilares da música popular brasileira. É uma honra imensa celebrá-lo no Prêmio UBC 2025. Sua arte única e sua autenticidade nos presenteiam com memória, resistência e identidade cultural. Com verdade, excelência e amor ao samba, abriu caminhos para novas gerações e consolidou o gênero como expressão fundamental da nossa cultura. Zeca Pagodinho é, e sempre será, um orgulho nacional”, afirma.
O Prêmio UBC 2025 terá direção artística de Max Pierre e Victor Kelly. Em um show surpresa até para o próprio Zeca, convidados, artistas e personagens que marcaram sua trajetória irão interpretar ao vivo versões inéditas de seu repertório autoral.
A cerimônia acontece dia 10 de dezembro, na Casa UBC, sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.