Banco Central mantém taxa Selic em 15% ao ano pela quinta vez consecutiva
Adobe Stock
28/01/2026 | 19h03 ● Atualizado | 19h09
Brasília, 28/01/2026 - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na noite desta quarta-feira manter a taxa Selic em 15,0% ao ano, conforme previam 36 das 37 casas consultadas pelo Projeções Broadcast. A decisão do colegiado foi unânime.
Essa é a quinta reunião consecutiva em que a autarquia mantém o nível da Selic. Entre setembro de 2024 e junho de 2025, o BC aumentou a taxa em 4,50 pontos, o segundo maior ciclo de alta dos últimos 20 anos, perdendo apenas para a alta de 11,75 pontos entre março de 2021 e agosto de 2022, que ocorreu após o fim da pandemia.
Leia mais: O que é a 'Super Quarta' e como isso mexe com os investimentos?
Ao justificar a medida, o colegiado disse que os riscos para inflação, tanto de alta quanto de baixa, seguem mais elevados do que o usual e afirmou que continua acompanhando impactos do "contexto geopolítico" nos índices.
Mas ressaltou que o compromisso com a meta de inflação impõe serenidade quanto ao ritmo e à magnitude dos cortes. A evolução das reduções dependerá “de fatores que permitam maior confiança no atingimento da meta para a inflação no horizonte relevante para a condução da política monetária”, segundo o colegiado.
Apesar da decisão, o comunicado do banco indicou um corte na taxa básica de juros já na sua próxima reunião, de março. Essa foi uma sinalização mais forte do que a esperada pela maior parte do mercado.
Com a Selic em 15% ao ano, o Brasil continua com a segunda maior taxa de juros reais do mundo, de 9,23%, segundo ranking do site MoneYou. O País está atrás apenas da Rússia, com 9,88%. A Turquia aparece em terceiro lugar, com 6,45%. Depois, figuram no ranking México (5,39%) e Argentina (7,63%).
(Por Marianna Gualter e Cícero Cotrim)
Leia mais: Como deixar as contas no azul com a taxa de juros (Selic) ainda alta
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
