Número de pequenos novos negócios cresce 13% em agosto ante julho

Envato

No ano, o destaque foi o setor de Serviços, que concentrou 64% dos novos pequenos negócios - Envato
No ano, o destaque foi o setor de Serviços, que concentrou 64% dos novos pequenos negócios
São Paulo, 12/09/2025 - Nos oito primeiros meses deste ano foram criadas 3,5 milhões de empresas, alta de 22% antes o mesmo período de 2024. Desse total, 97% são de pequenos negócios. Em agosto, o Brasil atingiu a marca de 412 mil pequenos novos negócios, um avanço de 13% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento pelo pelo Sebrae. 
No ano, o destaque foi o setor de Serviços, que concentrou 64% dos novos pequenos negócios - 262 mil empresas. Em seguida, aparece Comércio, com 87.585 empresas, 21% do total. 
“Os pequenos negócios são a força que movimenta o Brasil. São homens e mulheres que enfrentam um mercado que não foi feito para eles. Para o País, isso representa mais geração de empregos e mais inclusão", afirma Décio Lima, presidente do Sebrae. 
O aumento significativo de pequenos negócios é dividido entre Microempreendedor Individual (MEI) 77%, Microempresa (ME) 19% e Empresa de Pequeno Porte (EPP) 4%.

Pequenos negócios por região

Em agosto, assim como em 2024, o Sudeste foi a região com a maior abertura de pequenos negócios, veja a seguir:
  1. Região Sudeste - 208.929 empresas abertas, o que representa mais de 50% dos pequenos negócios abertos no mês;
  2. Região Sul - registrou a abertura de 77.360 novos pequenos negócios, 19% do total;
  3. Região Nordeste - 66.943 novos pequenos negócios em agosto, ou 16% do total;
  4. Região Centro-Oeste - conta com 38.599 novas empresas abertas de pequeno porte, 9% do total;
  5. Região Norte - teve 20.514 novos pequenos negócios (5%) abertos em agosto.
Entre os Estados, os maiores avanços na abertura de novos MEI, na comparação entre os dois anos, foram registrados no Amazonas (36%), Piauí (32%) e Sergipe (31%). No caso das micro e pequenas empresas (MPE), tiveram destaque nessa mesma comparação Ceará (54%), Amazonas (38%) e Rio Grande do Sul (26%).  
Palavras-chave MEI Sebrae microempreendedores

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias