Pix parcelado vai remodelar pagamentos e elevar disputa com cartões, diz Fitch

Adobe Stock

O Pix parcelado deve ampliar o acesso ao crédito para 60 milhões de brasileiros - Adobe Stock
O Pix parcelado deve ampliar o acesso ao crédito para 60 milhões de brasileiros

Por Isabela Mendes, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 08/09/2025, às 14h48

São Paulo, 08/09/2025 - A agência de classificação de risco Fitch Ratings acredita que o Pix parcelado, nova modalidade de pagamento que oferece parcelamento e crédito aos brasileiros, pode intensificar a concorrência com cartões de crédito, remodelar a economia do setor varejista e bancário e estimular a inovação em meio à maior digitalização dos meios de pagamentos.

Com a expectativa de anúncio das regras de padronização pelo Banco Central ainda em setembro, o Pix parcelado deve ampliar o acesso ao crédito em especial para 60 milhões de brasileiros. Essa é a parcela da população que não possui cartão de crédito, segundo números da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e do BC, responsável pela nova modalidade de pagamento. E o Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

Seguindo a evolução natural dos meios de pagamento digitais, o Pix parcelado se apresenta para o consumidor como mais uma alternativa ao cartão de crédito, com a vantagem de oferecer taxas em muitos casos menores que as do cartão de crédito. Mas não se deixe enganar. O juro e o IOF cobrados podem variar de acordo com a instituição financeira em questão. Ou seja, vale sempre fazer as contas para conferir se o parcelamento é necessário ou é possível encontrar uma alternativa melhor

Para a agência, essa evolução do Pix dependerá da adaptação de cada instituição financeira e rede de pagamento com cartão e até que ponto oferecem produtos competitivos e utilizam os dados para uma gestão de crédito eficiente, o que exigirá maior investimento em tecnologia, destaca.

Leia também: Pix: com mais gente no sistema, uso de cartões cresce, diz presidente do BC

“O sistema Pix do Brasil rapidamente se tornou parte integrante do ecossistema de pagamentos do País, com mais de 90% da população bancária utilizando a plataforma”, ressalta a Fitch em relatório.

Com o Banco Central confirmando que anuncia ainda em setembro as regras de padronização para essa modalidade, o Pix parcelado é considerado a maior melhoria da plataforma desde seu início em novembro de 2020, já que o Pix agora não é apenas um meio de pagamento, mas um sistema que também oferece crédito, com pagamentos vinculados a uma conta bancária ou cartão de crédito, afirmam os analistas Pedro Carvalho, Claudio Gallina e Laura Kaster.

“O produto permitirá que bancos ou outras instituições financeiras não bancárias e fintechs cobrem juros, ao contrário das ofertas atuais de cartões como ‘parcelado sem juros’, onde o banco assume o risco de crédito do cliente, mas não recebe juros”, enfatizam no documento. Eles acrescentam que os comerciantes recebem o valor total da transação instantaneamente, eliminando o risco de crédito e minimizando preocupações com capital de giro.

“Isso pode ser preferível às vendas parceladas tradicionais via cartões de crédito, que muitas vezes atrasam o pagamento total e impõem taxas de processamento”, escreve a agência.

Evolução

A Fitch diz ainda que os pagamentos parcelados do Pix competirão diretamente com os cartões de crédito que, na visão da equipe, continuarão a evoluir à medida que os players do mercado redesenham suas ofertas de produtos para se adaptar ao ambiente competitivo.

Conforme a agência, as fintechs estão bem posicionadas para se beneficiar da inovação e inclusão aceleradas. Ao integrar a nova funcionalidade, elas podem expandir as ofertas de crédito para populações desatendidas, desenvolver ferramentas inovadoras de orçamento e competir com bancos tradicionais. “A menor dependência das redes de cartões de crédito permitirá que bancos e fintechs simplifiquem operações e reduzam custos”, conclui a Fitch.

Palavras-chave BC Pix Cartões parcelado

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias