Preço médio dos queijos dispara 21,2% em novembro ante outubro
Adobe Stock
Por Fabiana Holtz
30/12/2025 | 12h06
São Paulo, 30/12/2025 – O preço médio dos queijos registrou forte alta de 21,2% em novembro ante outubro, com aumento em todas as regiões do País, segundo a pesquisa “Variações de Preços: Brasil & Regiões”, realizada pela Neogrid, empresa de tecnologia e inteligência de dados voltada para a cadeia de consumo. Legumes e sal, ambos com alta de 3,1% no comparativo mensal, e óleo, com acréscimo de 2,5% e que revelou alta em todas as regiões do país, completam a lista das maiores altas no período.
A pesquisa que considera os produtos mais presentes no carrinho de compras do brasileiro mostra também que itens essenciais como leite UHT e arroz os preços recuaram 4,9% e 3,0% no comparativo mensal, respectivamente. Entre os produtos que ajudaram a conter a inflação dos alimentos do período também estão o café em pó e em grãos, que registrou queda de 1,5% no comparativo mensal, o açúcar, de 1,4% e os ovos, de 1,2%.
No mês de novembro, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,18%.

Acumulado do ano
Embora tenha registrado queda no comparativo mensal, o café em pó e em grãos atingiu alta de 42,1% no acumulado do ano. Nesse comparativo, também se destacaram entre as maiores altas os queijos, com avanço de 12,3%, seguido pela margarina (11,2%), creme dental (10%) e refrigerantes (5,7%).
“Categorias como óleo e queijos tendem a levar mais tempo para se estabilizar ou recuar, dependendo da normalização dos estoques e dos custos de matéria-prima”, ressalta Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid, em nota.
Segundo ela, alguns produtos seguem pressionados por custos de produção, dinâmica de oferta e recomposição de estoques.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
