São Paulo, 19/11/2025 – Quase metade dos consumidores brasileiros, 45%, afirma ainda estar indecisa sobre quanto gastar nesta
Black Friday, de acordo com levantamento da Dotz, programa de fidelidade e plataforma de benefícios.
Outros 35,5% dos consumidores consultados, ressalta a pesquisa, pretende comprar mais do que em 2024. Já metade dos entrevistados enxerga a Black Friday como “um pouco dos dois”, economia real e ação de marketing, enquanto 33% vê o período como uma oportunidade de economizar.
Em nota, Rafael Rapp, diretor de Varejo da Dotz, avalia que a Black Friday de 2025 será marcada por consumidores mais estratégicos, que planejam melhor e comparam preços antes de comprar.
“Esse movimento reforça a busca por ferramentas que ampliem o valor final da compra e ajudem o consumidor a tomar decisões mais inteligentes.”
Limites e categorias
Com relação ao quanto o consumidor pretende gastar nesta
temporada da promoções, 36,5% diz ter planos de gastar até R$ 5 mil. Entre os produtos mais visados o levantamento aponta categorias essenciais e de alta demanda, com foco em eletrodomésticos (14%), eletrônicos (13%) e itens de casa e decoração (10%).
Entre os meios de pagamento o parcelamento no cartão de crédito se mantém como preferido de 60% dos consumidores, enquanto somente 17% pretendem pagar suas compras via Pix. No quesito benefícios, o cupom de desconto é o mais procurado (32%) pelo público, seguido por cashback (25%) e pontos ou recompensas (23%).
Impulso do 13º salário
De acordo com pesquisa do Google com 2.500 usuários, também divulgada hoje, um terço (36%) dos trabalhadores que tem o 13º como benefício pretendem gastar o mesmo ou até mais na Black Friday deste ano em comparação com anos anteriores. Entre os principais motivadores da intenção de compra, acrescenta a empresa de tecnologia, está a chegada do
décimo terceiro salário.
Entre aqueles que pretendem usar a renda extra para aproveitar as promoções, a maior procura tem se concentrado em produtos de uso pessoal e tecnologia, com destaque para a moda. Outro ponto importante a se considerar nessa temporada de promoções é que para 28% dos brasileiros quitar dívidas é visto como prioridade.
Fato é que para 57% desses consumidores o valor extra tem um impacto considerável em suas finanças anuais.