São Paulo, 07/11/2025 - Novembro é tempo de Black Friday, mas as promoções que costumavam vir apenas no fim do mês já estão aparecendo no comércio, num movimento que que ficou conhecido como “Esquenta Black Friday”. E a euforia causada pelo bombardeio de ofertas pode fazer os consumidores caírem em golpes.
Quadrilhas enganam os usuários, passando-se por empresas conhecidas ou lojas específicas, para que eles forneçam informações pessoais e dados confidenciais que serão usados para concretizar golpes financeiros.
“Aconselhamos que o cliente faça pesquisa de preços dos itens que pretende comprar e pesquise a reputação do varejista. Verifique também fatores como prazo de entrega e meios de pagamento disponibilizados. Os cuidados são importantes para que o consumidor evite compras por impulso”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Faria também afirma que sempre é importante desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do normal e tomar cuidado com a criação de páginas e perfis falsos em redes sociais, como Instagram. As quadrilhas também copiam a identidade visual de grandes marcas e patrocinam posts com ofertas tentadoras.
O patrocínio de posts é uma estratégia para potencializar a visualização com a finalidade de concretizar os golpes. Veja outras dicas a seguir.
Cuidados com compras online na Black Friday
- Dê preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações;
- Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários;
- Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções;
- Sempre cheque as políticas de troca e devoluções das lojas;
- Dê preferência ao modelo de compra garantida, onde a plataforma retém o valor até a sinalização positiva do comprador.
Atenção nas redes sociais
- Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes;
- Nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;
- Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor.
- Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores.
- Desconfie de páginas recém-criadas.
Uso seguro de cartões
- De preferência para o uso de cartão virtual nas compras online;
- Use o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente;
- Se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. Identificando problemas no visor, a transação não deve ser concluída;
- Insira você mesmo o cartão na maquininha.
- Caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. Golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão.
Pix e boletos
- Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência;
- Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.
Cautela com links
- Ao usar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço da página de internet para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores usam “links falsos patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas;
- Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link;
- Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail e @hotmail, por exemplo; e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.