Seis em cada dez aposentados ignoram planejamento financeiro, diz pesquisa
Envato
22/01/2026 | 16h39
São Paulo, 22/01/2026 - Dedicar-se à construção de um planejamento financeiro não faz parte da rotina de 57% dos aposentados brasileiros, de acordo com pesquisa da fintech meutudo com 5.337 participantes. Os números confirmam a forte dependência da população do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as dificuldades para manter o orçamento. E vale lembrar que a fila do INSS atingiu um novo recorde, com 2,95 milhões de pessoas em espera até novembro de 2025.
Seis em cada dez entrevistados afirmaram que concentram os gastos em contas de moradia, alimentação e saúde.
Dentro do universo entrevistado, 40% afirmam precisar complementar a renda para cobrir despesas mensais, e outros 21% dizem conseguir se manter, mas no limite do orçamento.
Leia também: Fila do INSS atinge novo recorde com quase 3 milhões de pedidos em espera
Entre os entrevistados, 70% afirmaram receber apenas o benefício previdenciário. Outros 18% informaram que precisam complementar a renda com trabalhos extras ou aluguéis e 12% contam com previdência privada.
O principal desafio, segundo Márcio Feitoza, CEO da meutudo, não está apenas no valor da renda, mas na ausência de informação ao longo da vida.
Muitos brasileiros chegam à aposentadoria sem clareza sobre como organizar o orçamento ou avaliar decisões financeiras, diz.
Para Feitoza, mudar esse cenário sem dúvida passa por investimentos em educação financeira da população.
Lei também: Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,6 anos, mostra IBGE
Orçamento apertado
Reflexo da falta de planejamento financeiro, somente 21% dos aposentados disseram ter margem para gastos extras, como lazer e vestuário, e 12% revelaram ter espaço para investir, viajar ou ajudar financeiramente familiares.
Leia também: INSS divulga margem consignável de 2026 nesta semana; saiba como consultar
Esse cenário preocupante se confirma também entre os brasileiros da faixa etária acima de 45 anos. Segundo o levantamento da Maturi em parceria com a NOZ Inteligência divulgado em agosto passado, 71% dos entrevistados disseram não possuir previdência privada. E, entre os não aposentados, 32,4% afirmaram nunca ter feito qualquer tipo de planejamento financeiro para a aposentadoria.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
