71% dos brasileiros acima de 45 anos não têm previdência privada, diz pesquisa

Envato

Impacto da falta de preparo adequado para a aposentadoria reforça a importância da educação financeira, diz o CEO do Maturi - Envato
Impacto da falta de preparo adequado para a aposentadoria reforça a importância da educação financeira, diz o CEO do Maturi
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 21/08/2025, às 17h28

São Paulo, 21/08/2025 – O impacto da ausência de educação financeira na geração prateada é forte e preocupante, segundo pesquisa realizada pela Maturi, companhia especializada em empregabilidade, desenvolvimento e capacitação de profissionais com mais de 50 anos, em parceria com a NOZ Inteligência. Segundo o levantamento, 71% dos entrevistados declararam não possuir previdência privada, e 22,4% entre os aposentados e 32,4% entre os não aposentados afirmam nunca ter feito qualquer tipo de planejamento financeiro para a aposentadoria.

Os números foram apresentados na 8ª edição do MaturiFest, realizado entre hoje e sábado na Unip Paraíso, em São Paulo. Na pesquisa “Educação e Gestão Financeira na Maturidade” foram ouvidas pessoas de 45 a 86 anos.

Leia também: Feira de empregabilidade é um dos destaques do MaturiFest, evento voltado aos 50+

Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi
Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi, reforça papel da previdência para autonomia - Divulgação/Maturi

Embora 66,7% dos respondentes declarem ter algum tipo de investimento, como renda fixa (43,3%), renda variável (26,2%), poupança (19,6%) ou imóveis (16,5%), a ausência de previdência e de planejamento estruturado reforça os temores sobre o impacto da falta de educação financeira diante de uma população cada vez mais longeva.

Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, reconhece que muitos brasileiros chegam à maturidade sem preparo adequado para a aposentadoria e enfrentam grandes incertezas financeiras.

A educação financeira, acrescenta ele, precisa ser vista como prioridade desde cedo “para garantir autonomia e qualidade de vida” por mais tempo. 

A pesquisa abordou pessoas com alta escolaridade, sendo que 72,9% tinham o ensino superior completo ou mais e 54,8% vivem em capitais.

No recorte por gênero, 48,7% são mulheres, 34,8% homens. Entre as faixas de renda, 36,4% dos ouvidos informaram ter renda de até R$ 5 mil, e 14,9% estão sem renda no momento.

Sem planejamento

Mesmo entre os aposentados, 56,3% reconheceram ter se planejado pouco e 22,4% disseram não ter pensado nenhum preparo financeiro prévio. O cenário não é muito diferente entre os que ainda não se aposentaram, considerando que 43,8% afirmaram estar pouco preparados e 32,4% não se planejaram de forma alguma.

E um dado ainda mais preocupante, entre os não aposentados que não se planejam, 93,8% também não têm previdência.

Somente 20,4% dos entrevistados afirmam ter total controle financeiro mensal, e 16,9% conseguem poupar todos os meses.

Ao mesmo tempo, é possível correlacionar o maior nível educacional a consciência sobre a importância de poupar. Entre pessoas com ensino superior completo, 18,5% se organizam para fazer uma reserva mensal. Entre os entrevistados com nível superior incompleto essa taxa é de 5,5%.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias