Pará recebe a COP30 em 2025: confira 10 lugares que você precisa conhecer

Foto: Fabiola Sinimbú/Agência Brasil

Do litoral ao interior, cada destino traz sua singularidade - Foto: Fabiola Sinimbú/Agência Brasil
Do litoral ao interior, cada destino traz sua singularidade

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 23/08/2025, às 13h12

O estado do Pará se prepara para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém em novembro de 2025.

Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de acordo com publicação do Governo Federal, mais de 40 mil visitantes são esperados nos principais dias do evento. Desse total, cerca de 7 mil fazem parte da chamada "família COP", formada pelas equipes da ONU e pelas delegações dos países membros.

Além de receber um evento de repercussão internacional, o Pará oferece experiências únicas para quem visita o estado.

Viajar pelo estado é embarcar em uma aventura repleta de natureza exuberante, cultura autêntica e paisagens fascinantes. Do litoral ao interior, cada destino traz sua singularidade. A seguir, descubra 10 paradas imperdíveis que mostram sua diversidade:

Leia também: COP30: Lula faz reunião preparatória com chefes de Estado para reafirmar foco ambiental

1. Salinópolis

Salinópolis, conhecida como "Salinas", é o refúgio ideal para quem busca dias de praia e tranquilidade. Localizada no litoral paraense, atrai visitantes principalmente no verão, mas mantém seu charme paradisíaco o ano todo.

Saiba mais acessando o site da Secretaria de Turismo de Salinópolis

2. Alter do Chão (Santarém)

Encravada às margens do Rio Tapajós, essa vila balneária é famosa por suas águas claras e areias brancas, com paisagens de tirar o fôlego. 

A “Ilha do Amor”, que surge na vazante, é só um dos muitos atrativos. O destino também se destaca por festas como o Çairé e trilhas na floresta.

Saiba mais acessando o site da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém.

3. Belém 

A capital encanta com sua mistura de cultura amazônica e arquitetura colonial. Aproveite a gastronomia típica, visite casarões históricos, explore o Mercado Ver-o-Peso e desfrute de uma vida noturna com muito sabor.

Saiba mais acessando o site da Secretaria Municipal de Turismo de Belém

Leia também: Pará e Aegea buscam acelerar operações de saneamento de Belém para a COP 30

4. Bragança 

A apenas 210 km de Belém, Bragança esbanja história com suas construções coloniais portuguesas e desfruta de belas praias litorâneas, perfeitas para quem busca natureza e cultura local.

Saiba mais acessando o site da Prefeitura Municipal de Bragança.

5. Algodoal 

Em uma ilha preservada, Algodoal oferece sossego e autenticidade. Uma comunidade de pescadores conserva traços da cultura tradicional amazônica e encanta com praias extensas, pouco movimentadas e cheias de charme.

6. Óbidos

Óbidos é pacata e acolhedora, com casarões históricos e uma atmosfera interiorana. Ideal para relaxar durante o dia e se refrescar nas cachoeiras próximas.

Saiba mais acessando o site da Secretária Municipal de Turismo de Óbidos

7. Ilha do Marajó

A maior ilha fluvial do mundo, Marajó, é banhada pelos rios Amazonas e Tocantins, com paisagens quase intocadas. Além da fauna e flora, o local abriga sítios arqueológicos com vestígios da cultura marajoara.

8. Igarapé-Açu 

A aproximadamente 100 km de Belém, este destino surpreende com sua famosa Lagoa Azul e igarapés transparentes em meio à vegetação amazônica. Um paraíso natural para banho e contemplação.

Saiba mais acessando o site da Secretária Municipal de Turismo de Igarapé-Açu.

9. Monte Alegre

Às margens dos rios Amazonas e Gurupatuba, Monte Alegre revela 19 sítios arqueológicos no parque estadual e cenários naturais para quem gosta de explorar cachoeiras e história pré-histórica.

Saiba mais acessando o site da Secretaria de Turismo de Monte Alegre

10. Afuá

Localizado na Ilha do Marajó, Afuá encanta por suas casas construídas sobre palafitas e canais que lembram Veneza. Uma combinação linda de cultura e arquitetura ribeirinha.

Saiba mais acessando o site da Secretária de Turismo de Afuá

Leia também: Na véspera da COP30, 80% dos países ainda não apresentaram metas para 2035

Do litoral às ilhas fluviais, o Pará oferece cenários únicos, experiências culturais e muita aventura. Escolha seu destino de coração, tem sempre algo mágico esperando por você. 

Palavras-chave COP30 Pará dicas turismo viagem

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias