Folia pós 40: veja como Juliana Paes se prepara para o Carnaval
Crédito: Fernando Andrade
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 11/01/2026 - A atriz Juliana Paes, 46 anos, voltou a chamar atenção pela definição muscular e pelo desempenho físico. Com o carnaval à vista, Juliana aguarda o tão esperado retorno aos ensaios e à avenida como rainha de bateria da Unidos da Viradouro. A sua preparação conta com acompanhamento médico, mas sem protocolos muito radicais.
A musa ressalta que técnica e alimentação são essenciais, mas admite que a genética ajuda no famoso bumbum de rainha. “Genética ajuda, claro. Mas o segredo é alimentação. E, para o bumbum, em uma palavra: agachamento."
Leia também: Quando é o Carnaval em 2026? Tudo o que você precisa saber para se programar
A atriz comenta que se sente com mais energia, mais firmeza e mais consciência com o seu corpo. Sua rotina já contava com treinos regulares, estratégia nutricional contínua, mas neste momento, o foco é chegar mais preparada para a maratona do Carnaval.
A diretora técnica de nutrição da Clínica Seven, que acompanha Juliana, Maryane Malta, explica que o plano foi construído com base no histórico da atriz, em seus objetivos e nos resultados do teste genético que ela realizou recentemente.
“O foco com a Juliana nunca foi emagrecimento rápido, e sim otimizar o metabolismo, preservar massa magra e garantir energia para treinos e rotina. Trabalhamos com ajustes nutricionais individualizados, suplementação de aminoácidos e estratégias para modular o comportamento alimentar sem restrições”, afirma.
“Mando mensagem para a nutricionista que me acompanha quase em tempo real, digo onde estou, e ela me orienta no que escolher. Não existe fórmula igual para todo mundo”, comenta a atriz.
Leia também: Mexer-se mais pode adicionar anos à sua vida - e não é tarde demais para começar, sugere novo estudo
O que comer no carnaval?
Em meio a calor, deslocamentos longos e esforço físico contínuo, a alimentação deixa de ser detalhe e passa a ser um fator decisivo para manter a disposição e evitar o cansaço precoce.
Segundo o Dr. Edson Ramuth, médico e fundador do Emagrecentro, o erro mais comum entre os foliões é sair de casa sem planejamento, apostando apenas em alimentos improvisados durante os blocos.
Leia também: RJ terá "carnaval não oficial" com mais de 70 blocos neste domingo; veja detalhes
Confira a seguir 7 dicas para disposição e evitar o cansaço durantes os desfiles e bloquinhos de Carnaval:
1. Frutas ajudam a repor energia ao longo do dia
Durante os blocos, frutas práticas de transportar são aliadas importantes. Banana, maçã, uva e tangerina oferecem energia rápida, fibras e minerais essenciais, além de serem de fácil digestão.
A banana, por exemplo, auxilia na reposição de potássio perdido pelo suor, o que contribui para reduzir a sensação de exaustão muscular ao longo do dia.
Leia também: Ano de 2026 terá vários feriados prolongados; confira o calendário
2. Alimentação antes de sair de casa faz diferença
Começar o dia em jejum é um dos principais fatores associados à fraqueza durante a folia. Uma refeição simples, feita antes de sair para os blocos, já contribui para manter o rendimento físico por mais tempo.
Leia também: Carlinhos Brown e Simone se unem em novo hit para o Carnaval 2026
Combinações que unem carboidratos e proteínas são as mais indicadas, como pão integral com ovo, arroz, feijão e frango ou iogurte com frutas.Esses alimentos ajudam a manter os níveis de glicose mais estáveis, evitando picos e quedas bruscas de energia.
3. Hidratação vem antes de qualquer refeição
Antes mesmo de pensar no que comer, a regra básica é manter a ingestão de líquidos ao longo do dia. A perda de água pelo suor é intensa durante o Carnaval, especialmente em regiões onde os termômetros passam dos 30 graus.
Leia também: 6 exercícios simples para fazer em casa e manter a autonomia na velhice
A recomendação é beber água regularmente, mesmo sem sede. Isotônicos e água de coco podem ajudar em momentos de maior desgaste, mas não substituem o consumo de água ao longo do dia.
A água é o ponto de partida de tudo, ela precisa estar sempre à mão, seja levada de casa ou comprada ao longo do dia. Sem hidratação adequada, o rendimento físico cai, o ânimo diminui e o risco de mal-estar aumenta" explica Ramuth.
4. Fast food pesa no meio da folia
Frituras e refeições muito gordurosas são comuns nas ruas durante o Carnaval, mas exigem cautela. Apesar da sensação inicial de saciedade, esse tipo de alimento sobrecarrega a digestão, desviando energia que poderia ser usada para o esforço físico.
O resultado pode ser sensação de estufamento, refluxo, enjoo e queda de rendimento ao longo do dia, especialmente sob altas temperaturas.
Leia também: Férias no Verão: como curtir praias, piscinas e festas sem passar mal de calor?
5. Lanches com proteína prolongam o fôlego
Além das frutas, pequenos lanches com proteína ajudam a sustentar o ritmo da festa. Castanhas, amendoim, sanduíches naturais e barrinhas proteicas são opções que aumentam a saciedade e evitam oscilações rápidas de energia.
Apostar apenas em alimentos ricos em açúcar pode até dar disposição momentânea, mas costuma resultar em cansaço precoce pouco tempo depois.
Leia também: Canetas para emagrecimento podem causar prejuízos à saúde de pessoas idosas
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
