Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Alimentação fitness sai das academias e conquista público em geral

Envato

Estudo observa avanço das vendas no varejo alimentar nas categorias associadas à performance e à saudabilidade - Envato
Estudo observa avanço das vendas no varejo alimentar nas categorias associadas à performance e à saudabilidade
Por Alessandra Taraborelli

16/01/2026 | 08h40

São Paulo, 16/01/2026 - A era fitness amplia horizontes, saindo das academias e chegando ao supermercado. Produtos ricos em proteínas, funcionais e zero açúcar ou zero álcool passam a fazer parte da rotina de compras, acompanhados por novos rituais de socialização orientados à moderação e a escolhas mais conscientes. A busca por performance, equilíbrio e bem-estar se tornou fator de decisão de compra do brasileiro. É o que revela um estudo da Scanntech em parceria com a McKinsey.
A análise do comportamento dos consumidores ao longo de 2025 mostra um avanço consistente das vendas no varejo alimentar nas categorias associadas à performance e à saudabilidade. 
Segundo dados da Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo e para a indústria de bens de consumo, entre janeiro e outubro de 2025 as categorias relacionadas à performance registraram avanços expressivos, impulsionadas pela busca por mais energia, recuperação muscular e uma alimentação com maior teor de proteínas.
O destaque fica para o Whey Protein, que cresceu 124% em volume, seguido por creatina (+89%), cereais proteicos (+21%), iogurtes proteicos (+16%), produtos pré e pós-treino (+16%) e leites saborizados proteicos, que avançaram 14%.

Dieta à base de proteínas

O levantamento mostra que o consumo proteico não é mais uma opção apenas das pessoas que frequentam academias e passou a fazer parte do dia a dia das refeições. Esse avanço está diretamente ligado a uma rotina em que bem-estar, metas de saúde, longevidade e treinos se tornaram mais centrais, impulsionados também pelo crescente consumo de conteúdo fitness e pela influência das redes sociais.
Com isso, segundo o documento, o mercado evoluiu rapidamente: marcas precisaram repensar seus portfólios e desenvolver versões com maior teor de proteína em categorias diversas, desde laticínios e snacks até bebidas prontas e sobremesas. O objetivo tem sido manter relevância entre consumidores já engajados nesse estilo de vida e, ao mesmo tempo, conquistar novos públicos que buscam praticidade sem abrir mão de atributos nutricionais.
Observamos um crescimento consistente dos produtos proteicos no varejo alimentar, mas em 2025 o movimento ganhou intensidade, levando fabricantes a revisitar seus portfólios e buscar alternativas para acompanhar essa demanda crescente. Como reflexo, categorias tradicionais, e até mesmo a água, passaram a incorporar versões enriquecidas com proteínas”, afirma Felipe Passarelli, Head de Inteligência de Mercado da Scanntech.
Em 2026, o consumidor tende a priorizar o equilíbrio entre bem-estar, prazer e eficiência de gasto, buscando uma vida mais saudável e equilibrada. Isso se reflete na maior receptividade a produtos práticos que ajudem a manter energia, foco e equilíbrio no dia a dia, inclusive nos momentos de socialização e lazer, ainda de acordo com o estudo.

Socialização com viés funcional

As bebidas mais leves e funcionais ganharam espaço entre consumidores que buscam experiências mais equilibradas, práticas e com menos calorias, um contraponto ao “rolê” tradicional. Categorias como licor (+5,3%), misturas alcoólicas (+6,4%), aperitivos (+3,4%) e espumantes (+3,8%) mostram esse avanço.
O café premium, que cresceu 8,1% em volume, se tornou protagonista em encontros leves e diurnos, impulsionando por fenômenos como o coffee party, que viralizou entre quem busca socializar sem álcool.
Ainda segundo a Scanntech, o movimento é igualmente forte no universo das categorias “zero”. Os energéticos sem açúcar cresceram 56%, as cervejas de baixa caloria avançaram 40%, as cervejas zero álcool registraram alta de 10% e os refrigerantes sem açúcar aumentaram 33% em volume.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias