Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Como evitar moscas e pernilongos no verão e manter a casa protegida

Freepik

Além do incômodo, estes insetos podem transmitir doenças, como a dengue - Freepik
Além do incômodo, estes insetos podem transmitir doenças, como a dengue
Por Guynever Maropo

17/02/2026 | 10h02

São Paulo, 17/02/2026 - O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Mas, com dias longos, altas temperaturas e maior circulação de pessoas, o ambiente se torna ideal para a proliferação de moscas e pernilongos. Calor e umidade criam o cenário perfeito para que esses insetos se multipliquem rapidamente.

O excesso desses bichinhos causa incômodo e pode representar riscos à saúde. A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, reforça que o período exige atenção redobrada. As condições climáticas favorecem a reprodução do mosquito Aedes aegypti e de outros vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya, intensificando as ações de controle no País.

Leia também: Segundo caso de sarampo em SP acende alerta sobre vacinação

Com as altas temperaturas, o ciclo de vida dos pernilongos se acelera, permitindo a reprodução em poucos dias, especialmente na presença de água parada. Restos de alimentos e lixo exposto também facilitam a proliferação de moscas. Além disso, janelas abertas e maior ventilação tornam a entrada desses insetos nas casas ainda mais frequente.

Zumbidos, picadas e noites mal dormidas estão entre os principais incômodos, mas o problema vai além do desconforto. O controle de moscas e pernilongos é uma medida essencial para proteger a saúde e garantir dias de verão mais tranquilos.

Como evitar mosquitos dentro de casa

  • Mantenha o ambiente limpo e bem arejado para afastar mosquitos;
  • Evite água parada em vasos, garrafas, bandejas, calhas e caixas-d’água mal vedadas;
  • Use telas em portas e janelas e mosquiteiros em quartos, principalmente de crianças e idosos.

Leia também: Inmet: 2025 foi o 7º ano mais quente no Brasil desde 1961; veja ranking

Uso correto de repelentes e inseticidas

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso de repelentes corporais é uma forma eficaz de proteção individual, principalmente em áreas com grande presença de mosquitos. Esses produtos ajudam a afastar os insetos da pele e devem ser aplicados conforme as orientações do fabricante.

Inseticidas de uso doméstico também auxiliam no controle, especialmente em ambientes fechados. O ideal é utilizá-los com o local ventilado e seguir corretamente as instruções de uso, evitando exposição excessiva de pessoas e animais.

Como reduzir moscas no ambiente

  • Mantenha lixeiras fechadas e limpe superfícies com frequência;
  • Guarde bem os alimentos e mantenha cozinhas e quintais sempre limpos;
  • Use armadilhas e inseticidas específicos em locais com mais resíduos orgânicos.

Leia também: Sudeste do Brasil deve registrar mais calor e tempo firme em fevereiro

Cuidados com o quintal e áreas externas

O controle destes insetos começa fora de casa. Todos os objetos sem uso devem ser descartados ou mantidos cobertos para evitar o acúmulo de água.

Piscinas, recipientes para animais e ralos externos precisam ser limpos frequentemente. Além desses, é necessária uma atenção também às plantas e jardins, evitando prato de vasos cheios de água para afastar moscas e pernilongos.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias