Destino de aventura, São Bento do Sapucaí se transforma com Carnaval de rua
Envato
09/02/2026 | 09h34
São Paulo, 09/02/2026 - Os bonecões de Carnaval, famosos no Carnaval de Olinda (PE), também são uma tradição na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Em São Bento do Sapucaí, o cartão-postal da Pedra do Baú dá lugar ao Bloco do Zé Pereira na época do Carnaval, transformando o turismo da cidade. Em vez de montanhistas e escaladores, as pousadas e casas de temporada ficam cheias de famílias com crianças que ao final do dia vão para a praça central, aguardar a saída do bloco de rua.
"O povo antigo da cidade comenta que os bonecões aqui antecedem inclusive os de Olinda", conta o escalador e guia de turismo de aventura Marco Aurélio Correia, o "Lello", que mora desde 2001 na cidade.
Entretanto, o perfil dos foliões é bem diferente. Em São Bento, a festa é mais tranquila, para um público que gosta de marchinhas e fanfarras, e aproveita o feriado para conhecer as belezas naturais da cidade, que ele chama de a "Meca do montanhismo no Brasil".
Leia também: Quer fugir do carnaval? Sessão nostalgia com clássicos do cinema pode ser opção
Lello hoje é guia na empresa Baú Ecoturismo, mas desde criança frequenta a cidade, pois seus pais tinham casa em Santo Antônio do Pinhal, outro ponto turístico do circuito de Campos do Jordão.
Em vez de centros de compras e barzinhos com música ao vivo, São Bento reúne pessoas 50+ em passeios por seus mirantes e cachoeiras, além de produtores locais de queijos, pães, vinhos e cerveja artesanal.
Leia também: 5 destinos de viagem excelentes para quem ama cachoeiras, segundo o Booking
Café gourmet também é conhecido na cidade, com a curadoria feita por Luiz Henrique Teixeira Pinto, dono da torrefação La Siesta 34 Cafés Especiais, no Bairro do Serrano, circuito turístico muito frequentado por ciclistas.
"São Bento é um dos poucos destinos de Carnaval que ainda mantêm a tradição dos tradicionais blocos e marchinhas. Por isso, é destino ideal para famílias e para quem busca uma festa mais tranquila", diz.
Leia também: Eu vou só: 10 opções de retiros espirituais pelo Brasil
O ponto de encontro é o Museu do Zé Pereira, no Mercado Municipal, que fica atrás da praça central. A confecção dos bonecos, inclusive, tem a ver com montanhismo, como consta nos registros históricos, por obra de dois irmãos, Antônio e João Cortez, também conhecidos na cidade pela conquista do topo da Pedra do Baú, por volta dos 1940.
Desde então, foram vários artesões à frente da família de bonecões, cujo núcleo principal tem Zé e Maria Pereira e os filhos Kiko e Mariinha.
Participam da bateria do Bloco Zé Pereira músicos de todas as idades, e mesmo alguns bonecos são vestidos por crianças e jovens da cidade. O desfile acontece das 19h às 22h no período do Carnaval, além de datas comemorativas.
"Mais que um ícone do Carnaval, a família Zé Pereira é um símbolo do que a família sambentista tem de melhor, e por isso podemos afirmar: São Bento do Sapucaí sem Zé Pereira, não é São Bento", diz em nota a Prefeitura da cidade.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
