Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Destino de aventura, São Bento do Sapucaí se transforma com Carnaval de rua

Envato

Bonecões do Bloco Zé Pereira desfilam todas as noites pela cidade, das 19h às 22h, no período do Carnaval - Envato
Bonecões do Bloco Zé Pereira desfilam todas as noites pela cidade, das 19h às 22h, no período do Carnaval
Por Luana Pavani

09/02/2026 | 09h34

São Paulo, 09/02/2026 - Os bonecões de Carnaval, famosos no Carnaval de Olinda (PE), também são uma tradição na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Em São Bento do Sapucaí, o cartão-postal da Pedra do Baú dá lugar ao Bloco do Zé Pereira na época do Carnaval, transformando o turismo da cidade. Em vez de montanhistas e escaladores, as pousadas e casas de temporada ficam cheias de famílias com crianças que ao final do dia vão para a praça central, aguardar a saída do bloco de rua.

"O povo antigo da cidade comenta que os bonecões aqui antecedem inclusive os de Olinda", conta o escalador e guia de turismo de aventura Marco Aurélio Correia, o "Lello", que mora desde 2001 na cidade.

Entretanto, o perfil dos foliões é bem diferente. Em São Bento, a festa é mais tranquila, para um público que gosta de marchinhas e fanfarras, e aproveita o feriado para conhecer as belezas naturais da cidade, que ele chama de a "Meca do montanhismo no Brasil".

Leia também: Quer fugir do carnaval? Sessão nostalgia com clássicos do cinema pode ser opção

Lello hoje é guia na empresa Baú Ecoturismo, mas desde criança frequenta a cidade, pois seus pais tinham casa em Santo Antônio do Pinhal, outro ponto turístico do circuito de Campos do Jordão.

[Colocar ALT]
O escalador e guia Lelo considera São Bento a "Meca" do montanhismo no Brasil - Acervo Pessoal

Em vez de centros de compras e barzinhos com música ao vivo, São Bento reúne pessoas 50+ em passeios por seus mirantes e cachoeiras, além de produtores locais de queijos, pães, vinhos e cerveja artesanal.

Leia também: 5 destinos de viagem excelentes para quem ama cachoeiras, segundo o Booking

Café gourmet também é conhecido na cidade, com a curadoria feita por Luiz Henrique Teixeira Pinto, dono da torrefação La Siesta 34 Cafés Especiais, no Bairro do Serrano, circuito turístico muito frequentado por ciclistas. 

"São Bento é um dos poucos destinos de Carnaval que ainda mantêm a tradição dos tradicionais blocos e marchinhas. Por isso, é destino ideal para famílias e para quem busca uma festa mais tranquila", diz.

Leia também: Eu vou só: 10 opções de retiros espirituais pelo Brasil

O ponto de encontro é o Museu do Zé Pereira, no Mercado Municipal, que fica atrás da praça central. A confecção dos bonecos, inclusive, tem a ver com montanhismo, como consta nos registros históricos, por obra de dois irmãos, Antônio e João Cortez, também conhecidos na cidade pela conquista do topo da Pedra do Baú, por volta dos 1940.

Desde então, foram vários artesões à frente da família de bonecões, cujo núcleo principal tem Zé e Maria Pereira e os filhos Kiko e Mariinha. 

Participam da bateria do Bloco Zé Pereira músicos de todas as idades, e mesmo alguns bonecos são vestidos por crianças e jovens da cidade. O desfile acontece das 19h às 22h no período do Carnaval, além de datas comemorativas.

"Mais que um ícone do Carnaval, a família Zé Pereira é um símbolo do que a família sambentista tem de melhor, e por isso podemos afirmar: São Bento do Sapucaí sem Zé Pereira, não é São Bento", diz em nota a Prefeitura da cidade.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias