Foto: reprodução arquivo Ministério do Turismo
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 02/10/2025 - Paisagens naturais e cidades históricas do Brasil não servem apenas como pano de fundo para grandes produções cinematográficas, eles também se transformaram em verdadeiros pontos turísticos. O chamado turismo cinematográfico cresce a cada ano e atrai visitantes interessados em reviver cenas de filmes famosos, ao mesmo tempo em que movimenta a economia local.
Segundo um estudo da ChampionTraveler, produções de destaque podem aumentar em até 31% o fluxo de visitantes nas regiões onde foram gravadas.
Para os viajantes, é uma oportunidade de mergulhar em experiências imersivas, para as cidades, uma chance de valorizar seu patrimônio cultural e natural.
Leia também: 5 filmes incríveis para conhecer mais sobre a história do Brasil
O Pelourinho, em Salvador (BA), ganhou ainda mais projeção após ser retratado no filme Ó Paí, Ó, estrelado por Lázaro Ramos. O bairro, já famoso pela arquitetura colonial e pelas cores vibrantes, passou a receber turistas que buscam vivenciar a atmosfera mostrada nas telas.
No Rio de Janeiro, produções como Cidade de Deus, Minha Mãe é uma Peça e o recente Ainda Estou Aqui consolidaram a cidade como destino de cinema. Além de pontos clássicos, os roteiros guiados têm levado visitantes a explorar locações específicas, reforçando a conexão entre cultura e turismo.
No interior do país, a cidade de Cabaceiras (PB) ficou conhecida como “Roliúde Nordestina” graças a filmes como O Auto da Compadecida.
Já o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) encantou o público no longa Casa de Areia e até em produções internacionais, como Vingadores: Guerra Infinita.
Em Tiradentes (MG), além de servir de cenário para produções como O Menino Maluquinho, a cidade também sedia o tradicional Festival de Cinema, que movimenta a cena cultural e fortalece o turismo regional.
Outros marcos icônicos incluem a estação retratada em Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e o edifício onde foi gravado Aquarius, na Praia de Boa Viagem, em Recife.
Leia também: Paraíso escondido no Brasil? Descubra o lugar que poucos conhecem
Além das produções nacionais, o país ganhou espaço em filmes de Hollywood. O Rio de Janeiro recebeu superproduções como Velozes e Furiosos 5: Operação Rio e Godzilla e Kong: O Novo Império, gravados em cenários como o Parque Lage, Santa Teresa e Copacabana.
A animação Rio levou ao mundo imagens icônicas como o Cristo Redentor e a Floresta da Tijuca, enquanto parte da saga Crepúsculo filmou cenas na Lapa, bairro boêmio da capital fluminense.
E você, conhece algum desses destinos cinematogáficos?
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.