Dia da Caridade: 5 maneiras de fazer o bem ainda hoje

Foto: Envato Elements

Pesquise iniciativas em sua cidade e descubra como participar - Foto: Envato Elements
Pesquise iniciativas em sua cidade e descubra como participar

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 19/07/2025, às 09h49

Celebrado em 19 de julho, o Dia Nacional da Caridade é uma oportunidade para refletir sobre como pequenas atitudes solidárias podem transformar realidades. Além das ações simbólicas, a caridade pode ser incorporada ao dia a dia de forma prática e acessível.

Instituída pela Lei nº 5.063, de 1966, a data tem o objetivo de incentivar a prática da solidariedade e promover o bom entendimento entre as pessoas. Confira a seguir 5 maneiras reais de fazer o bem ainda hoje:

1. Doe Cruz Vermelha 

A organização prioriza doações em dinheiro, porém existem locais que você pode estar doando roupas, itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e eletrodomésticos; confira (aqui) os pontos de coleta. 

Já na Cruz Vermelha de São Paulo, você pode colaborar com a Campanha do Agasalho 2025, nesses tempos de frio a necessidade de roupas quentes aumenta, principalmente entre as populações em situação de rua e vulnerabilidade.

A ong conta com pontos de coleta espalhados pelo estado. Lembrando que: a campanha do agasalho recebe peças em bom. Veja os locais de coleta (aqui).

2. Contribua com alimentos 

A ONG Banco de Alimentos atua desde 1998 para reduzir o desperdício e combater a insegurança alimentar. Em parceria com 65 entidades sociais, ajuda a complementar a alimentação de mais de 38 mil pessoas.

Quem quiser contribuir pode doar alimentos após consultar pontos de coleta via WhatsApp ou realizar uma doação financeira diretamente pelo site da organização.

3. Ajude um animal resgatado 

A União Internacional Protetora dos Animais, fundada em 1895, é pioneira no Brasil na defesa dos direitos dos animais.

A entidade aceita doações de alimentos, itens de limpeza, contribuições financeiras e ainda oferece a possibilidade de trabalho voluntário na sua clínica veterinária. Quem ama os animais pode encontrar na UIPA uma forma de ajudar quem não tem voz. Saiba mais (aqui).

4. Trabalho voluntariado

O Atados é uma plataforma que conecta pessoas a oportunidades de voluntariado, seja por afinidade com uma causa, por região ou por habilidades específicas. É possível se inscrever gratuitamente, escolher uma ação social e começar a participar ativamente de iniciativas que impactam comunidades locais. Veja mais (aqui).

Outra opção é a ONU, existem muitos projetos comunitários locais que já atuam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como ações de combate à pobreza, defesa do meio ambiente e inclusão social. Pesquise iniciativas em sua cidade e descubra como participar (aqui).

5. Compartilhe boas práticas e informações

Espalhar informações sobre como e onde doar, falar sobre causas importantes e inspirar outras pessoas também é uma forma de ajudar.

Use suas redes sociais ou conversas cotidianas para conscientizar amigos, familiares e colegas sobre o impacto que uma atitude solidária pode ter.

Nem sempre é necessário estar vinculado a uma instituição para praticar o bem. Visitar um idoso que mora sozinho, ajudar um vizinho com dificuldades ou ouvir alguém que está passando por um momento difícil também são formas de exercer a solidariedade e fortalecer os laços sociais. 

Além disso, você pode fazer doações para essas pessoas que estão à sua volta, caso não conheça ninguém, muitas igrejas aceitam roupas, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis.

Essas igrejas também fazem projetos sociais, nesse frio muitas igrejas realizam entrega de sopas e caldos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Procure a mais próxima de você e ajude com a mão de obra. Neste Dia da Caridade, a proposta é clara: transformar boas intenções em ações concretas

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias