Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Espírito Santo: 7 destinos capixabas para conhecer

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

Para quem deseja conhecer o Estado de forma mais aprofundada, algumas cidades se destacam - Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
Para quem deseja conhecer o Estado de forma mais aprofundada, algumas cidades se destacam

Por Beatriz Duranzi e Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 11/10/2025, às 11h28

São Paulo, 11/10/2025 - O Espírito Santo reune em seu território experiências que vão das montanhas ao litoral. A combinação entre natureza preservada, cultura e hospitalidade têm atraído viajantes em busca de novos roteiros e destinos autênticos

Para quem deseja conhecer o estado de forma mais profunda, algumas cidades se destacam por sua diversidade de atrativos e pela forma como valorizam suas tradições.

Leia também: Ministério do Turismo lançará guia para mulheres que viajam sozinha; participe

Abaixo voê confere sete destinos turístico capixabas, que oferecem desde praias paradisíacas até o charme das vilas serranas, segundo a Secretária de Turismo do Espírito Santo.

1. Pancas

Destino em expansão no turismo capixaba, Pancas se destaca pela geografia acidentada, com formações rochosas únicas como os Pontões Capixabas, a Pedra do Camelo e a Pedra Agulha, ideais para quem gosta de natureza e aventura.

paraglaider sobre pancas
Reprodução Secretaria de Turismo do Espírito Santo

A cidade também oferece atividades radicais como voo livre, tirolesa, rapel e trilhas off-road para os mais audazes.

2. Pedra Azul

Pedra Azul
Foto: reprodução arquivo Governo do ES

A região serrana é um dos cartões-postais capixabas. Localizada a cerca de 102 quilômetros de Vitória, Pedra Azul encanta com sua paisagem marcada pela imponente formação rochosa que muda de cor ao longo do dia.

O passeio mais famoso é a Rota do Lagarto, uma estrada de oito quilômetros cercada por pousadas charmosas, restaurantes, lojinhas e mirantes. É o destino certo para quem busca clima ameno e boa gastronomia.

Leia também: Quer viajar melhor e gastar menos? Veja como a IA pode ajudar

O parque fica na região serrana do Estado, a cerca de 1 hora de Vitória, em Domingos Martins. A cidade encanta com sua arquitetura de influência germânica e o clima ameno ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. 

Leia também: As 10 cidades mais visitadas por estrangeiros no Brasil em 2025

3. Guarapari

Guarapari
O município também preserva áreas naturais como o Parque Estadual Paulo César Vinha - Foto: reprodução arquivo Governo do ES

O balneário mais famoso do Espírito Santo está a apenas 58 quilômetros da capital. Conhecida por suas 46 praias, Guarapari atrai turistas de todo o Brasil, especialmente mineiros que invadem a cidade durante o verão.

Cada faixa de areia tem sua particularidade: há desde praias movimentadas, ideais para quem gosta de agito, até recantos mais tranquilos para relaxar com a família.

Conhecida como a "Cidade da Saúde", Guarapari atrai visitantes com suas areias monazíticas, tidas como terapêuticas, e mais de 30 praias deslumbrantes ao longo da sua costa. 

O município também preserva áreas naturais como o Parque Estadual Paulo César Vinha, com ecossistemas de dunas, lagoas e mata Atlântica, e o Parque Natural Morro da Pescaria, situado no próprio coração urbano.

Leia também: Intercâmbio depois dos 50: conheça destinos que unem aprendizado e cultura

4. Santa Teresa

Santa Teresa é famosa pela atmosfera cultural e artística, com atrações como o Circuito de Caravaggio, a charmosa Rua do Lazer, o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão e a tradicional Vinícola Ziviani.

5. Itaúnas

Localizada no litoral norte capixaba, Itaúnas se sobressai por sua paisagem de dunas monumentais e por ser um polo cultural popularizado pela música forró nos palcos abertos da vila.  A vila também abriga o Parque Estadual de Itaúnas, que oferece visitação gratuita ao seu centro de visitantes e promove turismo educativo e de natureza no Espírito Santo.

6. Mosteiro Zen Morro da Vargem

Monte Zen
Foto: reprodução arquivo Governo do ES

Fundado em 1974, em Ibiraçu, o mosteiro é considerado o primeiro centro budista da América Latina. Além de ser um espaço dedicado à espiritualidade, o local é também exemplo de recuperação ambiental, já que toda a área era ocupada por lavouras de café e pastagens.

Atualmente, abriga trilhas, jardins e espaços de meditação que oferecem uma experiência única de paz e contato com a natureza.

Leia também: Paraíso escondido no Brasil? Descubra o lugar que poucos conhecem

7. Gruta do Limoeiro

Gruta do Limoeiro
Foto: reprodução arquivo Associação Turística Pedra Azul

Na pequena cidade de Castelo, com pouco mais de 35 mil habitantes, está um dos sítios arqueológicos mais relevantes do Espírito Santo.

A Gruta do Limoeiro guarda vestígios de ocupação humana que remontam a mais de 4.500 anos. Ossadas de indígenas puris e outras descobertas reforçam sua importância histórica.

Leia também: O que levar na mala? 15 itens que todo mundo esquece nas férias

Para saber mais sobre os melhores destinos do Espírito Santo acesse o site oficial da Secretaria de Turismo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias