São Paulo, 09/05/2025 - Recente estudo da Kantar, empresa global de dados e consultoria, sobre sustentabilidade aponta que 87% dos brasileiros desejam fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% estão de fato assumindo esse comportamento no seu cotidiano. A pequisa que gera o SSI, Sustainability Sector Index, revela as atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade em 42 setores. Esta edição foi realizada entre novembro de 2024 a janeiro de 2025, com cerca de 23 mil consumidores em 22 mercados.
Segundo a pesquisa, do universo de 1.000 entrevistados no Brasil, 35% dizem não assumir hábitos mais sustentáveis por acreditar que seria muito caro, 33% alegam que não há informação suficiente sobre o tema e, em terceiro lugar, 20% acreditam que é impossível descobrir qual o impacto ambiental ou social que isso tem.
“Todas essas razões podem ser mitigadas com estratégias das marcas, seja com versões de produtos e serviços mais baratos, ou comunicações informativas e transparentes sobre o verdadeiro impacto de suas ações”, diz Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar, responsável pela análise dos dados das pesquisas.
Ao estruturar a pesquisa, a consultoria procurou entender a relação dos brasileiros com temas de
sustentabilidade e como enxergam a relação de diferentes setores com esses assuntos. Segundo Teixeira, ao se comparar as respostas dos entrevistados com suas ações, as marcas podem trabalhar em soluções que facilitem uma transição para a adoção de práticas mais sustentáveis.
Transparência
A transparência sobre ações sustentáveis e sociais é um assunto cada vez mais relevante para marcas. O tema é bastante sensível e precisa ser priorizado visto que 58% dos brasileiros ouvidos pela Kantar relataram ter visto ou escutado informações falsas ou enganosas sobre as ações sustentáveis das marcas. O resultado representa uma alta de oito pontos percentuais em relação à última edição do estudo.
Apesar do perfil do brasileiro obtido com a pesquisa revelar um verdadeiro paradoxo, mais da metade dos brasileiros afirmaram já ter tomado alguma decisão de consumo de acordo com os valores das marcas. Nesse contexto, 55% dizem já ter experimentado ou usado marcas que têm um impacto ambiental ou social mais positivo, ou estão abertos à ideia.
Ao mesmo tempo, 50% das pessoas afirmaram ter comprado menos ou parado de comprar certos produtos/serviços devido ao seu impacto ambiental ou social negativo.“É importante observar os comportamentos e entender o que as pessoas estão buscando, ou pelo menos tentando”, acrescenta Teixeira.