Divulgação/Instagran/@receitasnestlé
Publicado em 27/11/2025, às 17h02 - Atualizado às 17h10
São Paulo, 27/11/2025 – De olho no potencial de pessoas que empreendem por meio da culinária, a Receitas Nestlé lançou em maio o aplicativo “Doce Jornada”, que tem como objetivo capacitar e apoiar microempreendedores culinários. Lançado inicialmente com foco em São Paulo, desde outubro a empresa passou a divulgar o aplicativo nacionalmente.
Por meio da gamificação, a plataforma combina capacitação, comunidade e benefícios para apoiar microempreendedores culinários. No aplicativo as mulheres, que representam 90% dos cerca de 4 mil usuários, terão acesso a cursos e certificações (já foram entregues 500 certificados), vantagens por meio do cadastro de notas fiscais, dicas de precificação, estoque. Além disso, foi feita uma parceria com uma startup de clube de benefícios, para que os usuários do aplicativo, à medida que avançam nas etapas, tenham descontos e vantagens.
Leia também: Receitas caseiras da Vó Sônia deram origem à rede Casa de Bolos
De acordo com a Head de Hubs Digitais Corporativos e CRM de Receitas Nestlé, Daniela Marques, a maioria dos usuários do aplicativo está na Região Sudeste, seguida de Nordeste e, 50% das pessoas que estão no aplicativo e informaram a idade, têm mais de 45 anos.
O coordenador de comunicação corporativa de Receitas Nestlé, Felipe Santos, ressalta ainda que o aplicativo seguirá como uma das principais apostas da companhia para fortalecer o ecossistema de microempreendedores culinários. A expectativa é que a plataforma consolide seu papel como hub de conhecimento, relacionamento e incentivo à formalização, acelerando o crescimento de pequenos negócios e ampliando a fidelização da marca como parceira do empreendedor brasileiro.
“A cozinha segue ocupando um espaço cada vez mais estratégico no comportamento, no consumo e nas relações, e a Nestlé segue investindo em inteligência, comunidade e experiência para entender e antecipar os próximos movimentos”, avalia.
A Receitas Nestlé também revelou as tendências que devem orientar a cozinha dos brasileiros em 2026, marcada por propósito, bem-estar, origem, sensorialidade e conexão genuína.
2025 foi o ano em que a culinária ganhou novos significados. Ela educou, aproximou pessoas, ampliou repertórios e impulsionou o empreendedorismo em milhares de lares. Nosso papel foi estar presente em cada uma dessas jornadas, oferecendo ferramentas e conhecimento para quem busca evoluir na cozinha — seja por prazer, por necessidade ou como fonte de renda”, explica Daniela.
“A cozinha se torna um espaço de identidade e propósito — e nosso papel é antecipar esse movimento, seguir ao lado das consumidoras, democratizar o acesso à boa comida e fortalecer a relação de confiança que construímos ao longo dos anos”, afirma Daniela.
De acordo com a gerente de Comunicação Digital de Receitas Nestlé, Lucas Fabozzi, o grande ícone do ano foi o “morango do amor”, que ultrapassou 600 mil visualizações, alcançou 405 mil pessoas e gerou mais de 23 mil interações na plataforma Receitas Nestlé. O doce popular ganhou novas versões, viralizou e provou que, na cozinha, tradição e tendência podem caminhar lado a lado.
“Cada receita que viralizou ao longo deste ano revela mais do que um sabor, mostra um comportamento, um momento de vida, uma saudade, um desejo de empreender ou simplesmente de reunir pessoas à mesa. É nesse momento que a receita se transforma em experiência”, avalia Fabozzi.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Consumo